Neste ano, a Expoacre mantém atrações do turismo, gastronomia e artesanato no Galpão do Empreendedorismo, organizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete). O espaço é um dos mais procurados na região central do Parque de Exposições, em Rio Branco.
Há seis anos Maria Mendes participa com o empreendimento Eloá Artes, na Expoacre. No estande, localizado no Galpão do Empreendedorismo, ela expõe colares, anéis e imãs de geladeira feitos com sementes, além de outras lembranças procuradas por turistas.
“A expectativa é que a gente consiga vender bem. Tá sendo muito corrido pra gente, estamos arrumando tudo. Mas tem artesanato, arte dos povos originários Huni Kuin Apurinã e Marubo, lá de Cruzeiro do Sul. O pessoal que vem de fora gosta muito de imã e chaveiro, é o que eles procuram e que dá na mala. Vende bastante. Agora os americanos gostam mais dos trabalhos dos povos originários”, destacou a artesã.
Ali próximo, também no Galpão do Empreendedorismo, a feira da Economia Solidária apresenta pratos típicos da região, com variedades de opções.
“Nós temos aqui a picanha, carne de sol, carne da chapa, toscana, temos o pirarucu à casaca e a galinha picante. De acompanhamento tem o arroz no tucupi, baião, arroz branco, macaxeira, farofa, salada e banana frita, além da carne suína. É uma variedade de sabores que não pode faltar”, disse o empreendedor Adriel Andrade, que representa o restaurante Novo Sabor.
“Todos os anos a gente está aqui atendendo a população. Esperamos que este ano seja melhor que os anos passados”, acrescentou Adriel.
Ao perceber o movimento de público aumentar, Marcos Nogueira, empreendedor da loja de plantas e jardinagem Pé D’Espinho, parou mais cedo no Galpão do Empreendedorismo para reforçar as energias para as noites de exposição.
“Estou trabalhando e aproveitando a feira. Eu escolhi uma picanha com arroz no tucupi. Já estou jantando logo para poder trabalhar porque daqui a pouco começa o ritmo maior”, ressaltou.
Marcelo Messias, secretário de Turismo e Empreendedorismo, falou sobre o desempenho da equipe em divulgar o Acre como destino. “A Sete vem fazendo um excelente trabalho com toda a equipe, dentro do desenvolvimento e da divulgação do turismo do nosso estado. Todas as feiras que temos participado, nós levamos o nome do estado do Acre e todos os atrativos e as riquezas naturais que nós temos aqui. E isso tem trazido um resultado muito positivo pra gente”, explicou.
Na Expoacre, o estande da Sete apresenta pontos turísticos do estado como os geoglifos, Palácio Rio Branco e a Catedral Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul. Além de possibilitar uma experiência imersiva na Trilha Chico Mendes, Serra do Divisor e Rio Croa.
“A nossa ideia foi trazer aqui para a feira as vivências de algumas pontos do turismo, a oca indígena aonde mostramos para os visitantes o que acontece dentro de um festival. Então vamos ter apresentações de danças indígenas, música, pintura e artesanato, além dos óculos 3D. O estande está muito bacana e divertido como o turismo tem que ser. Então venham todos aqui conhecer o espaço do turismo que fica aqui ao lado da arena de rodeios”, convidou Marcelo.