terça-feira, 8 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

A eleição do próximo Diretor Geral da UNESCO: Quem deve ser o escolhido?

21/10/2024
in Redação SP
A eleição do próximo Diretor Geral da UNESCO: Quem deve ser o escolhido?

O mundo está passando por uma turbulência sem precedentes, marcada por crises políticas conflitos armados devastadores, desigualdades crescentes e grandes convulsões ambientais. Este contexto pode não mudar significativamente daqui a um ano, em outubro de 2025, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, conhecida como UNESCO, elegerá o próximo Diretor Geral, para suceder o atual,Madame Audrey AZOULEY da França

O Dr. Noël Nelson MESSONE estudou na Universidade de Paris Sorbonne-Nouvelle. Como bolsista Fulbright, ele concluiu um mestrado pela Patterson School of Diplomacy and International Commerce (1991) e obteve um doutorado em economia política pela University of Kentucky (1994).

 Dr. MESSONE representou seu país como Embaixador no BENELUX, ACP/UE

o TPI e o CIJ (2010); Embaixador Representante Permanente nas Nações Unidas em Nova York (2011-2014). Ele foi o Negociador Chefe do Gabão

Gabão, um país da África Central, celebrado pela National Geographic como “o Último Éden”, por causa de sua natureza intocada e biodiversidade, anunciou um candidato em julho passado. Seu nome é Dr. Noël Nelson MESSONE, 63 anos, e atualmente Embaixador do Gabão nos Estados Unidos da América, um diplomata experiente e figura política.

Assim tambem ocupou vários cargos internacionais, como: Diretor Adjunto do

programa do Corpo da Paz dos Estados Unidos no Gabão, responsável pela Educação e Desenvolvimento Rural (1995-1999);  Diretor regional da Organização Internacional da Francofonia (OIF), abrangendo os 11 países da África Ocidental, e responsável por programas nas áreas de cultura, educação, desenvolvimento sustentável, democracia e direitos humanos (1999-2003); e Conselheiro Sênior do Presidente Abdou DIOUF, Secretário Geral da OIF (2003-2007), ocupou cargos ministeriais, incluindo: Vice-Ministro das Relações Exteriores e Integração Regional (2007-2009); Ministro das Florestas e Meio Ambiente 2014-2015), e foi Vice-Presidente da Conferência dos Ministros Africanos do Meio Ambiente; Ministro das Relações Exteriores (2017-2018); e Ministro das Relações com Instituições Constitucionais (2018-2019).

A eleição do próximo Diretor Geral da UNESCO: Quem deve ser o escolhido?

Da mesma forma representou seu país como Embaixador no BENELUX, no ACP/UE no TPI e no CIJ (2010); Embaixador Representante Permanente nas Nações Unidas em Nova York (2011-2014). Ele foi o Negociador Chefe do Gabão na Sessões da Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas. Ele presidiu o Conselho de Segurança das Nações Unidas (junho de 2011); o Quarto Comitê da Assembleia Geral (2012); o 11º Fórum das Nações Unidas sobre Florestas (2014-2015).

Gabão e Brasil são conectados pela história e natureza. Turistas frequentemente visitam o Gabão para observar a jornada transatlântica das Tartarugas Luth, nadando da costa do Gabao até a costa do Brasil. Elas vêm para botar ovos no Gabão e depois viajam de volta para o Brasil. Gabão tomou medidas rigorosas para protegê-las.

Proteger o meio ambiente e a biodiversidade é um dos domínios científicos da

UNESCO. O Dr. MESSONE, um ex-ministro do meio ambiente, poderia orientar o trabalho da UNESCO a esse respeito.

Ao falar com muitas fontes confiáveis, o Dr. MESSONE poderia transformar a UNESCO em uma organização reformada, mais ágil e moderna. Como um diplomata experiente, ele poderia trabalhar para restaurar a confiança e construir consenso entre os membros.  Ele está bem posicionado para despolitizar debates internos.

Com sua experiência no sistema das Nações Unidas, o Dr. MESSONE poderia fortalecer a capacidade da UNESCO de cooperar com outras agências da ONU para maximizar seu impacto geral

A UNESCO está em um momento crítico. Ao reafirmar seus valores pacifistas e universalistas enquanto adota uma abordagem moderna e inclusiva, ela tem a capacidade de transformar os desafios de hoje em oportunidades para um amanhã melhor. Aqueles que conhecem o Dr. MESSONE dizem que ele pode ser o melhor candidato para conduzir a UNESCO nessa direção.

Certamente seria do interesse do Brasil apoiar tal direção

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.