O governo do Acre, por meio da Divisão do Pré-Enem da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realiza nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25, o dia D, um simulado do Enem para os alunos do terceiro ano da Escola Tancredo Neves, localizada na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
O estabelecimento foi escolhido para a realização do simulado devido aos resultados obtidos pelos alunos na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2022, ainda ano de pandemia, dez estudantes da Tancredo Neves foram aprovados para as mais diversas instituições superiores de ensino. Já em 2023, o número saltou para 27.
Para Cleice Oliveira, da Divisão do Pré-Enem da SEE, o simulado é uma espécie de treino para que os alunos possam se preparar para o exame. “O simulado serve para que o aluno tenha maior intimidade com o tipo de questão que é cobrada no Enem”, diz.
O simulado, segundo ela, é a quarta etapa das atividades que a divisão realiza com os alunos do terceiro ano. “Esse último simulado, além do treino para as questões, serve para trabalhar a emoção nos estudantes e também o tempo, porque tem desde a organização dos cadernos até passar a limpo para o gabarito”, explica.
Outros meios também são utilizados pela divisão para preparar os estudantes ao longo do ano. “Temos um canal no nosso WhatsApp, para que todos os alunos estejam antenados com as informações e também os aulões, que realizamos nos 22 municípios, seja de forma presencial ou online”, informa.
O diretor da escola, Laézio Santos, destacou a importância da realização do dia D do simulado do Pré-Enem para os estudantes. “No ano passado já aconteceu esse simulado; fizemos a mobilização de toda nossa comunidade e eles vieram em peso fazer essa prova hoje”, relata.
“Em 2022 tivemos dez alunos aprovados, já em 2023 tivemos 27 indo para diversas instituições, então tivemos um aumento de 170% de um ano para o outro e sem dúvida, agora em 2024, vamos alcançar um índice igual ou superior, mostrando que o Pré-Enem ofertado pela SEE tem sido muito proveitoso para os alunos da nossa escola e os resultados têm sido satisfatórios”, avalia.
Quem fez o simulado do dia D do Pré-Enem foi a estudante Geovana Melo. Para ela, está sendo uma oportunidade de se preparar para o que chama de “o grande sonho”. Geovana pretende cursar medicina veterinária porque, além de gostar de animais, teve inspiração em casa. “Pretendo ser a primeira pessoa da minha família com um curso superior”, anuncia.
“Todo aluno pensa em passar por uma faculdade federal e esse é um meio de a gente se preparar para realizar esse objetivo; mas a gente acaba encontrando alguma dificuldade e esse simulado está sendo excelente, porque vem auxiliando os alunos e vai ajudar muito para a prova do Enem”, destaca.