quarta-feira, 2 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Gestores destacam integração e avanços nas políticas públicas ambientais do Acre

26/10/2024
in Acre
Acre – Gestores destacam integração e avanços nas políticas públicas ambientais do Acre

Com colaboração de Ana Thais Cordeiro

Em entrevista ao jornalista Nelson Liano para o programa Shane Hui- A voz da Aldeia, que vai ao ar todos os sábados, às 8h, pela Aldeia FM e  Difusora Acreana, os gestores da pasta ambiental do governo do Acre: o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho; a secretária extraordinária dos Povos Indígenas, Francisca Arara; a presidente do Instituto de Mudanças Climáticas, Jaksilande Araújo;  o presidente do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), André Hassem, e o presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA), Ernandes Negreiros, destacaram a integração das políticas públicas e a urgência na captação de recursos para o enfrentamento aos impactos das mudanças climáticas.

Gestores da pasta ambiental destacaram integração e avanços nas políticas públicas durante a participação no programa Shane Hui, da rádio Aldeia FM. Foto: Pedro Henrique Alves/Sepi

Na abertura da entrevista, o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Leonardo Carvalho, que assumiu recentemente a pasta, falou da importância da integração entre os órgãos ambientais estadual e federal e como pretende encarar os desafios à frente da secretaria. 

“Estou muito aberto ao diálogo, para construirmos um caminho que seja bom para o estado do Acre. O primeiro passo já foi dado para fortalecermos o diálogo com as instituições, tanto do governo estadual, quanto federal. Esse alinhamento com o governo federal é de suma importância para que juntos com o Ibama, MMA e os demais órgãos estaduais, como o Imac, Batalhão de Polícia Ambiental e Bombeiros possamos obter os melhores resultados”.

Gestor da Sema, Leonardo Carvalho, destacou os desafios à frente da pasta. Foto: Pedro Henrique Alves/Sepi

“O desmatamento ilegal é um problema, mas não podemos atuar somente com repressão. Precisamos ampliar ações de educação ambiental e  também oferecer condições para aqueles que vivem da produção. Estamos sofrendo muito com as mudanças climáticas, todo mundo sentindo na pele: ou é a seca ou é a cheia, e isso é um problema de todos nós, da humanidade, e precisamos unir esforços para encontrar soluções urgentes. E essas respostas estão também no respeito pela nossa floresta, às populações tradicionais e povos indígenas, que são quem cuidam e conservam nossas florestas”, destacou Carvalho.

A secretária de Povos Indígenas (Sepi), Francisca Arara, reafirmou a contribuição dos povos indígenas e a necessidade de um olhar especial aos territórios em todo o Acre.

Secretária da Sepi, Francisca Arara, ressaltou a importância da contribuição dos povos indígenas para a conservação das florestas. Foto: Pedro Henrique Alves/ Sepi

“A política do estado do Acre tem muito a ver  com os territórios indígenas. Hoje somos 16 povos, nós somos 36 terras indígenas, 246 aldeias, e nós temos dado uma contribuição muito grande para o enfrentamento ao desmatamento, para o equilíbrio. Estima-se que 90% dos créditos de carbono estão nos nossos territórios. Então, essa união, vai trazer muitos benefícios para os nossos territórios e também para a política pública”, destacou a secretária.

A recém empossada presidente do IMC, Jaksilande Araújo, reforçou as ações que vêm sendo realizadas para o pleno funcionamento das instâncias de governança do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), que tem garantido a participação social nas políticas públicas ambientais.

“O Sisa possibilitou a implementação do primeiro programa de REDD+ jurisdicional.  Somos pioneiros com o Programa REM no Acre, desde 2010, gerando benefícios para quem vive nas comunidades rurais e indígenas. O IMC atua como coordenador técnico de todo esse sistema e temos trabalhado para fortalecer as instâncias de governança e dar transparência às ações do governo,” disse ela.

Presidente do IMC, Jaksilande Araújo, falou sobre os projetos realizados para reduzir as mudanças climáticas no Acre. Foto: Ana Thaís Cordeiro/ IMC

A gestora destacou ainda o planejamento do instituto para realização da primeira escuta participativa com as comunidades tradicionais, agricultores familiares e povos indígenas, prevista para ocorrer em dezembro deste ano. 

“O objetivo é colher contribuições para o planejamento das consultas públicas sobre repartição justa de benefícios do Sisa”, destacou a gestora.

O presidente do Imac, André Hassem, falou da importância de potencializar as ações de educação ambiental e união para conter o crescente índice de queimadas no Acre.

Presidente do IMAC, André Hassem, destacou as ações realizadas para reduzir as queimadas no Acre. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

“Desde 2019, quando assumimos o Imac, investimos na educação ambiental. E agora estamos com a equipe unida juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, uma equipe qualificada em um trabalho de campo, em todos os municípios, em parceria com a educação estadual, municipal, com a Secretaria de Saúde, em todo o Acre. Através dessa integração, também com os sindicatos rurais, as igrejas, e demais entidades e agora com a Sepi e IMC vamos somar esforços para melhores resultados. Essa integração é muito importante para as ações de enfrentamento aos crimes ambientais”, explicou o presidente.

O presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA), Ernandes Negreiros, afirmou que a integração entre os órgãos ambientais é fundamental para a efetivação das políticas públicas. 

Presidente do Conselho de Administração da CDSA, Ernandes Negreiros, explicou sobre a importância da consolidação de políticas públicas. Foto: Ângela Rodrigues/ IMC

“Essa integração é uma exigência das instituições públicas e privadas no âmbito nacional e internacional de modo que o governo do Acre venha se consolidar na esteira de negociações e da valorização de seus ativos ambientais. Com essa sinergia, o Acre se fortalece ainda mais no processo de captação de recursos de fundos climáticos, necessários para continuidade às políticas públicas ambientais, e ações de enfrentamento ao desmatamento e queimadas ilegais. Nossa missão é garantir a continuidade das políticas de conservação aliadas ao desenvolvimento socioeconômico de nosso estado.”, destacou o gestor.

Agência Acre

Tags: AcreambientaisavançosdestacamGestoresIntegraçãonaspolíticasPúblicas

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.