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IBGE – Em novembro, vendas no varejo variam -0,4%

08/01/2025
in Notícias

Em novembro de 2024, o volume de vendas do comércio varejista recuou 0,4% na comparação com outubro, na série com ajuste sazonal. No mês anterior, havia tido variação positiva de 0,4%. A média móvel trimestral variou 0,2% no trimestre encerrado em novembro.



Período
Varejo
Varejo Ampliado


Volume de vendas
Receita nominal
Volume de vendas
Receita nominal


Novembro / Outubro*
-0,4
0,1
-1,8
-0,4


Média móvel trimestral*
0,2
0,8
0,0
0,7


Novembro 2024 / Novembro 2023
4,7
10,4
2,1
7,0


Acumulado 2024
5,0
9,0
4,4
7,6


Acumulado 12 meses
4,6
8,5
4,0
7,1


*Série COM ajuste sazonal    Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas 

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 4,7% em relação a novembro de 2023, 18ª taxa consecutiva no campo positivo. O acumulado no ano chegou a 5,0%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas caiu 1,8% na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral ficou estável (0,0%). Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado teve alta de 2,1%, acumulando no ano alta de 4,4% ante o mesmo período de 2023 e de 4,0% em 12 meses.
Cinco das oito atividades recuam na comparação com outubro
Em termos setoriais, houve predominância de taxas negativas, atingindo cinco das oito atividades pesquisadas. Móveis e eletrodomésticos (-2,8%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-2,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,0%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%) registraram taxas negativas. Já Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,5%), Combustíveis e lubrificantes (1,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (1,4%) tiveram alta na passagem de outubro para novembro.  



Tabela 1 – BRASIL – INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Novembro 2024


ATIVIDADES
MÊS/MÊS ANTERIOR (1)
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR
ACUMULADO


Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)


SET
OUT
NOV
SET
OUT
NOV
NO ANO
12 MESES


COMÉRCIO VAREJISTA (2)
0,6
0,4
-0,4
2,3
6,7
4,7
5,0
4,6


1 – Combustíveis e lubrificantes
2,3
1,2
1,5
-1,5
2,0
1,7
-1,6
-1,5


2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo
0,4
0,3
-0,1
0,7
5,6
5,4
5,2
5,2


       2.1 – Super e hipermercados
0,5
0,1
-0,1
1,3
6,1
6,2
5,8
5,8


3 – Tecidos, vest. e calçados
-0,6
1,8
1,4
3,5
7,9
8,0
2,7
2,4


4 – Móveis e eletrodomésticos
-3,7
7,8
-2,8
-0,2
9,9
0,0
3,5
2,9


       4.1 – Móveis
-
-
-
3,7
9,8
6,5
6,1
5,1


       4.2 – Eletrodomésticos
-
-
-
-1,6
9,6
-1,9
2,7
2,4


5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria
1,6
-1,6
-2,2
16,2
16,1
10,2
14,4
13,5


6 – Livros, jornais, rev. e papelaria
-1,0
0,3
-1,5
-10,5
-9,3
-10,6
-8,0
-8,1


7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação
-1,6
2,9
3,5
-4,9
6,3
-4,4
1,0
0,8


8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico
3,6
-0,4
-1,0
5,8
7,3
3,4
6,7
4,5


COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)
1,0
0,8
-1,8
2,2
7,8
2,1
4,4
4,0


9 – Veículos e motos, partes e peças
1,1
8,0
-7,6
8,3
20,7
4,5
12,2
11,8


10- Material de construção
0,9
0,5
-1,4
9,4
12,2
3,2
4,8
4,3


11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo
 
 
 
-9,1
-5,3
-11,7
-7,0
-6,3


Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas       (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.     (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10.        

No âmbito do comércio varejista ampliado, as duas atividades tiveram queda de outubro para novembro: Veículos e motos, partes e peças, com -7,6%, e Material de construção, com -1,4%.  
Cinco atividades do varejo avançam frente a novembro de 2023
Em relação a novembro de 2023, cinco dos oito setores investigados ficaram no campo positivo: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (10,2%), Tecidos, vestuário e calçados (8,0%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,4%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,4%) e Combustíveis e lubrificantes (1,7%). O setor de Móveis e eletrodomésticos apresentou estabilidade (0,0%).
No campo negativo, ficaram Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-10,6%).
No comércio varejista ampliado, Veículos e motos, partes e peças teve resultado de 4,5%, Material de construção cresceu 3,2% e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo teve queda de 11,7% em relação a novembro de 2023.



Tabela 2 – BRASIL – INDICADORES DA RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:Novembro 2024


ATIVIDADES
MÊS/MÊS ANTERIOR (1)
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR
ACUMULADO


Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)


SET
OUT
NOV
SET
OUT
NOV
NO ANO
12 MESES


COMÉRCIO VAREJISTA (2)
1,3
1,0
0,1
7,0
12,1
10,4
9,0
8,5


1 – Combustíveis e lubrificantes
1,5
0,4
0,2
0,8
4,8
4,6
3,4
3,6


2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo
1,1
1,3
1,0
6,3
12,4
13,1
9,3
8,9


       2.1 – Super e hipermercados
1,4
1,1
1,0
6,8
12,8
13,8
9,9
9,4


3 – Tecidos, vest. e calçados
-0,3
2,0
1,3
5,0
9,4
9,9
4,7
4,4


4 – Móveis e eletrodomésticos
-3,5
7,7
-2,9
1,1
10,8
0,8
3,1
2,4


       4.1 – Móveis
-
-
-
5,2
11,5
8,8
7,3
6,5


       4.2 – Eletrodomésticos
-
-
-
-0,3
10,6
-1,7
1,7
1,2


5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria
2,6
-1,2
-2,5
22,7
22,9
15,6
20,7
19,8


6 – Livros, jornais, rev. e papelaria
0,2
0,5
-0,6
-3,0
-1,7
-3,4
-0,1
0,0


7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação
-2,0
2,0
2,9
-6,2
5,0
-4,9
-1,6
-2,0


8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico
3,8
-0,2
-0,8
9,0
10,7
7,0
9,8
7,6


COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)
1,6
0,9
-0,4
6,1
12,5
7,0
7,6
7,1


9 – Veículos e motos, partes e peças
1,4
8,8
-7,6
7,7
21,2
5,3
11,7
11,3


10- Material de construção
1,6
1,1
-1,3
9,3
13,7
5,3
4,8
4,1


11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo
 
 
 
-1,3
3,3
-3,1
-0,6
-0,2


Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas       (1) Séries com ajuste sazonal.         

A atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentou aumento de 10,2% nas vendas frente a novembro de 2023, 21º ponto positivo consecutivo de crescimento (o último mês a registrar variações negativas na base interanual foi fevereiro de 2023: -0,5%). O setor, para o indicador interanual, obteve a segunda maior influência no campo positivo, somando 1,0 p.p. ao total de 4,7% do varejo. Em relação ao acumulado, o ritmo é de desaceleração no crescimento, uma vez que os resultados até outubro e novembro são 14,9% e 14,4%, respectivamente. Nos últimos 12 meses, o resultado de 13,5% até novembro de 2024 é maior em 0,1 p.p. ao acumulado até outubro.
O setor de Tecidos, vestuário e calçados apresentou crescimento de 8,0% nas vendas frente a novembro de 2023, sétimo resultado não negativo seguido (2,0% em maio, 0,0% em junho, 5,6% em julho, 5,8% em agosto, 3,5% em setembro e 7,9% em outubro). No indicador interanual, dos 11 meses apurados em 2024, apenas três apresentaram resultados negativos: fevereiro, com -0,5%, março, com -0,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior e abril, com -3,7%. No ano, o acúmulo é positivo e crescente: 1,5% até setembro, 2,1% até outubro e 2,7% até novembro. O mesmo cenário se apresenta para o acumulado dos últimos 12 meses: 1,3% até setembro, 2,2% até outubro e 2,4% até novembro.
O segmento de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou seu sétimo mês consecutivo de crescimento para o indicador interanual: 5,4% em novembro. O desempenho do setor segue sendo positivo desde julho de 2022, com exceção de um único mês: abril de 2024 (-1,3%). O segmento também exerceu a maior influência na composição da taxa global do varejo, contribuindo com 2,8 p.p. do total de 4,7%. Com isso, a atividade continua próxima do valor mais alto da série histórica do índice de base fixa, estando, em novembro, 0,1% abaixo do nível recorde, que aconteceu em outubro. No ano, o acúmulo é de 5,2% até novembro, estável há três meses. Nos últimos 12 meses, o acúmulo também é positivo até novembro (5,2%).
O grupamento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, entre outros, apresentou alta de 3,4% nas vendas frente a novembro de 2023, chegando a dez meses consecutivos de crescimento contínuo na perspectiva interanual. Tal série de desempenhos positivos se contrapõe ao período anterior, de maio de 2022 a janeiro de 2024, sequência de 21 meses apresentando resultados negativos em virtude da crise contábil de grandes empresas do setor, o que afetou os resultados de receita, assim como reduziu o número de lojas físicas no país. No ano, os ganhos acumulados até novembro são de 6,7%, enquanto nos últimos 12 meses o resultado também é positivo: 4,5%.
A atividade de Combustíveis e lubrificantes apresentou resultado positivo de 1,7% nas vendas de novembro de 2024 frente a novembro de 2023, segunda alta consecutiva. O setor não emendava uma sequência de dois resultados positivos consecutivos desde o primeiro semestre de 2023, que encerrava um período de 16 altas. Em termos de resultado acumulado no ano até novembro, ao passar de -2,0% até outubro para -1,6% no mês de referência, a atividade mostra diminuição no ritmo de perdas. O mesmo se dá em relação ao acumulado nos últimos 12 meses: de -1,8% até outubro para -1,5% em novembro.
O grupamento de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação apresentou queda de 4,4% em novembro de 2024 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segunda maior variação no campo negativo dentre todos os setores e primeiro resultado de queda após alta de 6,3% em outubro. No ano, até novembro, o setor acumula resultado de 1,0%, abaixo do estabelecido até outubro (1,7%). Para o indicador dos últimos 12 meses o cenário é similar, já que registra 0,8% até novembro, menor do que o acumulado até outubro de 2024 (3,1%).
Em relação ao setor de Livros, jornais, revistas e papelaria, houve queda de 10,6% nas vendas frente a novembro de 2023, contra -9,3% em outubro de 2024 frente a outubro de 2023. Para este indicador, o setor totaliza sete meses consecutivos de quedas. Em relação ao acumulado no ano, as perdas até novembro têm a mesma intensidade do que até setembro e outubro: -7,7% em setembro, -7,8% em outubro e -8,0% até novembro. Em termos de resultado acumulado nos últimos 12 meses, o cenário também é de perdas: de -7,6% até outubro para -8,1% até novembro de 2024.
Já o grupo de Móveis e eletrodomésticos apresentou estabilidade (0,0%) no indicador de volume de vendas de novembro de 2024 comparado a novembro de 2023, após registrar alta de 9,9% na comparação de outubro de 2024 com o mesmo mês do ano anterior. O indicador acumulado do ano até novembro de 2024 apresenta ganhos de 3,5%, patamar inferior ao acumulado até os mês anterior (3,9%). Para os últimos 12 meses, até novembro o resultado foi de 2,9%.
A atividade de Veículos e motos, partes e peças, uma das que compõem o varejo ampliado,  apresentou crescimento de 4,5% nas vendas frente a novembro de 2023, 19ª alta consecutiva. O setor exerceu, para o mês de novembro, a segunda maior influência na composição absoluta da taxa interanual, somando 0,8 p.p para o total de 2,1% do varejo ampliado. Em relação ao acumulado do ano, o indicador registra ganhos ao longo de todo o ano de 2024, com estabilidade no ritmo nos últimos meses: 13,4% em julho, 12,7% em agosto, 12,1% em setembro, 13,0% em outubro e 12,2% em novembro. No acumulado dos últimos 12 meses a série se encontra no campo positivo há um ano e meio, registrando ganhos de 11,8% em novembro.
O grupo de Material de construção apresentou crescimento de 3,2% no volume de vendas frente a novembro de 2023, sexta alta consecutiva após um período de maior volatilidade ocorrido até maio de 2024, alternando meses de alta com meses de queda (+5,0% em fevereiro, -9,5% em março, +16,6% em abril e -1,3% em maio). Com um segundo semestre com melhor desempendo, o setor passou a acumular ganhos em 2024, sustentando um patamar superior a 4,0%  desde setembro: 4,2% até setembro, 5,0% até outubro e 4,8% até novembro. No acumulado dos últimos 12 meses, o resultado é positivo há oito meses, atingindo 4,3% até novembro.
Por fim, o setor de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, na comparação mês contra mesmo mês do ano anterior, teve queda de 11,7% em novembro, em volume de vendas, quarta consecutiva para este indicador. O setor teve a maior contribuição, no campo negativo, dentre todos os 11 setores apurados para o varejo ampliado, somando -1,7 p.p. ao total de 2,1%. No acumulado do ano o cenário é de aceleração das perdas, já que registrou -7,0%% até novembro contra -6,5% até outubro. Nos últimos 12 meses o resultado também é de perdas: -6,3% até novembro de 2024.
Comparado a outubro, vendas caem em 17 unidades da federação em novembro
Na passagem de outubro para novembro de 2024, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista diminuiu 0,4%, com resultados negativos em 17 unidades da federação, com destaque para Rio de Janeiro (-5,7%), Paraíba (-4,3%) e Goiás (-2,7%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram 10 das 27 unidades da federação, com destaque para Espírito Santo (4,1%), Acre (1,3%) e Mato Grosso (1,2%).
No comércio varejista ampliado, a variação entre outubro e novembro de 2024 foi de -1,8%, também com predominância de resultados negativos, em 21 das 27 unidades da federação, com destaque para Bahia (-5,5%), Rio de Janeiro (-4,9%) e Sergipe (-4,4%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram seis das 27 unidades da federação, com destaque para Mato Grosso (2,3%), Amapá (1,2%) e Espírito Santo (0,9%).
Em relação a 2023, vendas sobem em 26 das 27 unidades da federação
Frente a novembro de 2023, a variação das vendas no comércio varejista em novembro de 2024 foi de 4,7%, com resultados positivos em 26 das 27 unidades da federação, destacando-se Roraima (14,9%), Rio Grande do Sul (11,6%) e Amapá (10,5%). O Rio de Janeiro registrou estabilidade (0,0%) em novembro de 2024.
No comércio varejista ampliado também houve predominância de taxas positivas, em 22 das 27 unidades da federação, com destaque para Amapá (15,1%), Rio Grande do Sul (13,2%) e Pará (8,6%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram quatro das 27 unidades da federação, com destaque para Mato Grosso do Sul (-1,7%), São Paulo (-0,8%) e Minas Gerais (-0,7%).



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