segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governo do Acre debate implantação de cozinhas solidárias e hortas comunitárias no estado

09/01/2025
in Acre
Acre – Governo do Acre debate implantação de cozinhas solidárias e hortas comunitárias no estado

A governadora em exercício e também secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, mediou reunião com secretários de Estado sobre a implantação de cozinhas solidárias, hortas comunitárias e pedagógicas para garantir segurança alimentar e nutricional da população acreana em vulnerabilidade social.

O encontro, que aconteceu nesta quarta-feira, 8, no Palácio Rio Branco, debateu estratégias de execução do projeto que deverá ser desenvolvido em parceria com as prefeituras, instituições sociais, igrejas e a comunidade em geral.

Projeto piloto será implantado em Rio Branco (na Cidade do Povo), Santa Rosa do Purus e Jordão. Foto: Felipe Freire/Secom

Participaram os titulares das secretarias de Estado de Planejamento (Seplan), Ricardo Brandão; de Obras Públicas (Seop), Italo Lopes; de Educação e Cultura (SEE), Aberson Carvalho; os adjuntos da Agricultura, Edvan Azevedo; da SEASDH, Amanda Vasconcelos e o diretor de Gestão e Planejamento do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Atnilson Santos.

Já existem áreas mapeadas para a implantação do projeto em Rio Branco (a princípio, na Cidade do Povo), Assis Brasil, Manoel Urbano, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Jordão, Santa Rosa do Purus, Tarauacá e Feijó.

Secretarias de governo trabalham integradas para combater a insegurança alimentar no Acre. Foto: Felipe Freire/Secom

“No final do ano passado, fizemos uma visita ao Jordão e Santa Rosa do Purus, os municípios de difícil acesso com maior necessidade. Visitamos locais, conversamos, com os prefeitos e com a comunidade. Eles nos disponibilizaram espaços para fazer um projeto piloto da cozinha solidária e as hortas, com a participação das igrejas, sociedade civil e também dos órgãos de governo e com a parceria da prefeitura. Hoje, ajustamos com as secretarias, dentre elas a de Agricultura que faz a aquisição através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que vai comprar a produção. A secretaria de Planejamento está dando orientação sobre os custos e orçamento disponível”, enfatizou Mailza.

Governadora em exercício disse que a união entre as secretarias, prefeituras e a sociedade civil é o caminho para criação das hortas comunitárias e cozinhas solidárias para combater a insegurança alimentar. Foto: Felipe Freire/Secom

O titular da Seplan, Ricardo Brandão, destacou que para potencializar o projeto, está a proposta de criação dos Fóruns Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social. “Vamos promover debates com a comunidade, trazer deputados federais, estaduais, senadores, que podem ajudar com emendas, prefeitos, vereadores, para unir forças e garantir a oferta de alimentos e geração de renda para à população”, pontuou.

Brandão reforçou ainda que já existe um conjunto de ações sendo realizadas pelo secretariado, como o mapeamento de ações e viabilidade de recursos, para em seguida, a implementação da proposta.

Reunião aconteceu no Palácio Rio Branco. Foto: Felipe Freire/Secom

A chefe do departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da SEASDH, Nilce Vilaço, ressaltou que a proposta, de início, é atender famílias cadastradas no CadÚnico e Bolsa Família. “O Ieptec entra com a assistência técnica e a parte formativa para trabalhar a agricultura nesses locais. A intenção é ampliar para outros espaços”, finalizou.

As hortas e cozinhas comunitárias são uma fonte importante de alimento para inúmeras famílias, além de melhorar a qualidade dos hábitos alimentares, na promoção da saúde e bem-estar social.

Gestores debateram a implantação do projeto. Foto: Felipe Freire/Secom

Projeto de Cozinhas Solidárias

O objetivo deste projeto é implementar cozinhas solidárias conforme as diretrizes estabelecidas pela Lei n° 14.628/2023 e regulamentado pelo Decreto n° 11.937/2024, visando fornecer até 1.000 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa busca combater a insegurança alimentar, promover a inclusão social e garantir o direito à alimentação adequada e saudável.

Projeto Hortas Comunitárias

Visa introduzir o cultivo de hortaliças, promovendo a cultura de sustentabilidade por meio da educação ambiental e nutricional, além de fomentar economicamente as famílias envolvidas na produção por meio da comercialização dos produtos.

Projeto Hortas Pedagógicas

O projeto Hortas Pedagógicas, do Ministério da Cidadania, coordenado pela Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva (SEISP), promove a união entre ciência, conhecimento agrícola e preservação ambiental, no intuito de melhorar a alimentação e nutrição dos estudantes e da comunidade, por meio de ações multidisciplinares e distribuição de alimentos cultivados.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcrecomunitáriascozinhasdebateestadoGovernohortasImplantaçãoSolidárias

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.