Responsável por diversas obras públicas e serviços de revitalização, manutenção, reforma e adequação que promovem a vida das pessoas nos 22 municípios do Acre, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e seus servidores realizam nesta quinta-feira, 16, e sexta, 17, o evento Conexão Obras: Metas, Conquistas e Desafios, no auditório do Centro Universitário Uninorte, em Rio Branco.
O evento tem por finalidade apresentar o planejamento estratégico da pasta para 2025, com a participação de todos os setores, de forma a assegurar as melhorias internas de fluxos e processos, garantindo mais eficiência no atendimento às demandas do Estado, tanto nas execuções das obras atuais quanto nas projeções de novas frentes de serviço.

As apresentações foram distribuídas em dois dias, com participações ativas do titular da pasta, Ítalo Lopes, e da secretária adjunta, Samara Raquel Damásio, bem como dos diretores, chefes de departamento e demais colaboradores, a partir de sessões interativas e dinâmicas de grupo, debatendo prioridades, recursos necessários e cronogramas factíveis. Foram formados painéis para apresentação de resultados referentes aos anos anteriores e a visão estratégica de cada setor para este ano.

Em seu discurso, o secretário Ítalo Lopes ressaltou que o planejamento governamental indica que, conforme determinado pelo governador Gladson Cameli, 2025 é o ano das execuções e conclusões de obras importantes.
“Fazendo uma analogia com o futebol, a Seop está na cara do gol, com diversas obras próximas de conclusão, após o time trabalhar todos esses anos. Para que o gol aconteça, precisa de zagueiros, meio de campo, técnico, toda uma estrutura. E como é que a Seop faz o gol? Com a participação de todos os setores e o investimento na estrutura de trabalho, para que a engenharia possa concluir a obra”, ilustrou.

Entre as obras que se destacam, estão a Nova Maternidade Marieta Messias Cameli, a Orla do Quinze e o Complexo Viário da Avenida Ceará, em Rio Branco, além de hospitais e diversos prédios públicos no interior e na capital.

O servidor Carlos Matheus Nobre enfatizou o impacto de uma obra do Estado em sua vida pessoal. Em 2023, o engenheiro civil trabalhou no projeto e orçamento da reforma do Hospital do Câncer – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). No ano seguinte, a esposa Thatyana Nobre necessitou do serviço.
“Desde o início, essa demanda trouxe muita empatia, harmonia e unidade nos nossos setores, devido à importância, entendendo que temos que prestar nossos serviços como se fôssemos usá-los. Eu não imaginava que o Unacon faria parte do nosso dia a dia. Foi o que aconteceu quando, em junho de 2024, minha esposa, na época grávida da nossa filha Laurinha, teve diagnóstico de linfoma de Hodgkin”, relatou.

De acordo com a secretária adjunta da Seop, Samara Raquel Damásio, o evento valoriza também a importância da comunicação interna entre os setores, desde o corpo administrativo ao técnico, propiciando a cada servidor ter conhecimento sobre todas as etapas desenvolvidas, desde a concepção do projeto e da contratação até a inauguração de uma obra.

“O objetivo é buscarmos soluções internas, em conjunto, praticando a escuta com servidores e a troca de experiências. Um bom alinhamento entre as equipes se reflete de forma positiva nos nossos resultados. Este é um planejamento macro, para que possamos oferecer condições para fazer melhor este ano, sendo ainda mais céleres e funcionais na execução de demandas”, avaliou.