quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Em parceria com Ufac e Semes, Educação lança programa Escola da Terra no estado

28/01/2025
in Acre
Acre – Em parceria com Ufac e Semes, Educação lança programa Escola da Terra no estado

Por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e secretarias municipais de Educação (Semes), a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) lançou nesta segunda-feira, 27, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Xapuri, o programa Escola da Terra.

O lançamento do programa contou com a presença da professora Maria Clara Geraldo Siqueira, representando a SEE; a presidente da Undime, seccional Acre, professora Fernanda Abreu; a secretária Municipal de Educação de Xapuri, Alcelina Oliveira; e o representante da Ufac, professor Gilberto Dalmolin.

Além de Xapuri, o programa também foi lançado na tarde desta segunda-feira, em Brasileia e nesta terça-feira, 28, será lançado na escola Iris Célia Cabanellas, em Assis Brasil.

O Escola da Terra é um programa do Ministério da Educação e Cultura (MEC), voltado à formação continuada de professores das escolas do campo. No Acre, 160 profissionais serão contemplados, sendo 40 de cada um dos quatro municípios do Alto Acre, regional onde o programa está sendo lançado.

Do total de 40 professores do campo por município, 20 serão da rede estadual e os outros 20 da respectiva rede municipal. No total, a formação acontecerá em seis módulos, dos quais os três primeiros são chamados de tempo universidade e os outros três de tempo comunidade, que serão aplicados de forma remota e acompanhado por tutores.

Programa Escola da Terra será ofertado para 160 professores da região do Alto Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O primeiro módulo está sendo realizado do dia 27, até o dia o dia 29 de janeiro, próxima quarta-feira. Já o segundo módulo será realizado do dia 30 de janeiro até o dia 1º de fevereiro e o terceiro módulo será do dia 27 de fevereiro até o dia 1º de março.

A professora Maria Clara Geraldo Siqueira, que é chefe do Departamento de Educação do Campo da SEE e coordenadora estadual do programa escola da terra no Acre, explica que no tempo universidade os professores do campo estarão reunidos com o professor e no tempo comunidade irão realizar as práticas e realizar as atividades que serão disponibilizadas dentro das comunidades.

“Então, isso é muito importante porque vai enriquecer a prática de cada um desses professores, pois a gente sabe que a educação do campo não é fácil, e o professor vai poder estudar e essa formação vai ajudar no fazer pedagógico em sala de aula”, explicou.

Programa foi lançado em parceria com a Ufac e as Semes. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A professora Fernanda Abreu destacou ser um orgulho o programa estar iniciando pelo município de Xapuri. “É muito importante um programa como esse, de formação continuada, estar começando por aqui, porque trata-se de um propósito maravilhoso, que é chegar mais perto dos professores”, disse.

Para a professora Alcenira Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação de Xapuri, o lançamento do programa dá um estímulo aos professores do campo. “Sabemos das dificuldades que os professores da zona rural passam, e essa formação vai trabalhar metodologias diferenciadas”, destacou.

Professora Gilcimara Gondim: “experiência inovadora”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor Gilberto Dalmolin disse que a Ufac, enquanto instituição formadora, leva as formações para as escolas menores e mais longínquas para que elas também possam ter acesso à informação. “A ideia é garantir aos professores, nesse processo de formação, várias contribuições metodológicas e que as crianças tenham uma escola melhor”, disse.

Quem está participando da formação continuada é a professora Maria Raimunda Mendes, da escola rural Jofre Alves Koure, localizada no polo agroflorestal Xapuri II, na Estrada da Borracha. “Estou muito feliz por esse chamamento e espero que venham boas melhorias para o ensino”, afirmou.

A professora Gilcimara Gondim, que trabalha com o ensino rural há mais de 20 anos e atua na escola São Pedro, no seringal São Miguel, colocação Limoeiro, diz que tem uma expectativa muito positiva para a formação continuada. “É um trabalho desafiador e trata-se de uma experiência inovadora”, afirma.

 

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreeducaçãoescolaestadolançaparceriaProgramaSemesTerraUfac

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.