Fortalecendo a Segurança Alimentar de centenas de famílias do estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), participou nesta segunda-feira, 10, da reinauguração da Cozinha Solidária Marielle Franco, localizada no bairro Defesa Civil, em Rio Branco. O momento contou com a participação de moradores, representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e outros.
Após passar por melhorias, a cozinha volta a funcionar como um centro essencial de apoio para pessoas em situação de insegurança alimentar. No local, são preparadas mais de 200 marmitas por dia, garantindo refeições gratuitas para a comunidade, com apoio do governo estadual, federal e do MTST.
A moradora do bairro e voluntária semanal da Cozinha Solidária, Aldenira Leiteiro, destaca a relevância da unidade na manutenção da alimentação de centenas de pessoas: “A importância é imensa, porque tem muita gente aqui que necessita. Tem pessoas que, quando almoçam, nem jantam. É algo essencial. Me sinto orgulhosa de me doar, de tirar um dia do meu descanso. Eu trabalho à noite, ontem trabalhei até uma hora da manhã, mas hoje estou aqui cedo, pronta para ajudar. Isso é gratificante”, declarou.

Representando a vice-governadora Mailza Assis, a secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, acompanhou as primeiras refeições sendo preparadas no local e destacou que a contribuição do Estado na vida dessas famílias é essencial para garantir o alimento em quantidade e qualidade adequada.
“A população compareceu, tornando esse momento ainda mais marcante. É uma ocasião em que o governo do Estado, em parceria com o governo federal, reafirma seu compromisso de garantir segurança alimentar para as pessoas em situação de vulnerabilidade, aquelas que mais precisam”, frisou.

A coordenadora da Cozinha Solidária do MTST Acre, Joyce Vieira, agradeceu à pasta, que tem sido parceira na missão de diminuir a insegurança alimentar no bairro.
“Foi nossa parceira no ano de 2024 e está sendo no início de 2025. Quero agradecer imensamente à SEASDH e dizer que tenho muita gratidão por essa secretaria, tão importante, que ajuda tantas pessoas e se importa com o próximo, com a vida e com a alimentação. Quero que a nossa parceria continue e desejo muita saúde, paz e realizações para cada pessoa que faz parte, para cada secretário e para cada integrante dessa secretaria”, destaca.
Também estiveram presentes o promotor de Justiça e Defesa de Direitos Humanos e Cidadania, Thalles Costa; a diretora de Direitos Humanos da SEASDH, Joelma Pontes; e a chefe do Departamento de Segurança Alimentar da pasta, Nilcy Vilaço, com integrantes da equipe.