A busca por talentos esportivos é uma jornada constante e desafiadora para a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que em audiência com a vice-governadora Mailza Assis, na tarde desta terça-feira, 11, em Rio Branco, confirmou a inauguração do 31º Centro de Excelência Caixa Confederação Brasileira de Ginástica no Acre. O projeto foi apresentado pelo diretor-geral da instituição, Ricardo Rezende, e será apoiado pelo governo do Estado.
Rezende falou sobre o projeto Novos Talentos de Ginástica, que no Acre vai beneficiar cem crianças com idades entre 5 e 10 anos que estejam matriculadas em escola pública, com prioridade para cadastradas em programas sociais. “O projeto conta com o patrocinador master, que é a Lotérica Caixa, em ação que consegue descobrir novos talentos. Nove atletas saíram desses centros e chegaram à Seleção Brasileira, representando o Brasil em competições mundiais. De fato, uma proposta de transformação social que conta com o apoio do governo do Estado, hoje representado pela vice-governadora Mailza”, apontou Rezende.
A vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, emocionou-se ao ouvir a história da ex-atleta da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, Amanda Pfleger, que participou do encontro e irá coordenar o novo centro. Estudante de escola pública, aos 9 anos de idade começou praticar a modalidade, chegando seis anos depois à seleção oficial.
“A Amanda é um exemplo de superação que deve ser seguido por todos. Com muita força de vontade, conquistou seu lugar no pódio e hoje chega ao Acre para coordenar esse centro de excelência de uma modalidade que é o sonho de muitas crianças. Com aval do governador Gladson Cameli, vamos apoiar e incentivar essa oportunidade”, disse.

Destacando o trabalho de inclusão social e transformação proporcionado pelo esporte, Mailza Assis lembrou a performance da atleta brasileira Rebeca Andrade, que nas Olimpíadas da França, no ano passado, terminou a competição como maior medalhista da história do Brasil.
“É uma modalidade de empoderamento. A história da Rebeca serve como um guia para o recrutamento de novos talentos. Tenho certeza que a força do nosso povo e a parceria com a Confederação Brasileira de Ginástica vai construir grandes atletas acreanos, que vão se destacar no cenário nacional e mundial”, apostou.
O diretor-geral da CBG convidou a vice-governadora Mailza Assis para participar do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, que será realizado entre 20 e 24 de agosto, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ).
Participaram ainda do encontro a vice-presidente Federação de Ginástica Acreana, Carina Perim, e o diretor de Desporto da Secretaria de Estado de Educação. Júnior Santiago.