sábado, 31 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Com a presença do governador, mais de 50 alunos-soldados iniciam curso de formação do Corpo de Bombeiros e devem reforçar unidades do interior do estado

19/02/2025
in Acre
Acre – Com a presença do governador, mais de 50 alunos-soldados iniciam curso de formação do Corpo de Bombeiros e devem reforçar unidades do interior do estado

O lema “Vidas alheias e riquezas salvar!” tenta resumir a missão do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), que atua no estado há mais de 50 anos e tem o compromisso de atuar nos cenários mais extremos possíveis, seja na cheia ou na seca. E, nesta quarta-feira, 19, a corporação celebrou, ao lado do governador Gladson Cameli, mais uma importante conquista: a aula inaugural de formação de 54 alunos-soldados, que devem reforçar os trabalhos no interior do estado.

Mais de 50 alunos soldados iniciaram o curso de formação dos Corpo de Bombeiros. Foto: Diego Gurgel/Secom

O curso tem duração de oito meses e, após isso, os militares passam a atuar efetivamente nos batalhões.

O objetivo é fortalecer a eficiência das unidades operacionais e administrativas de todo o estado, fortalecendo a Segurança Pública, valorizando o Corpo de Bombeiros e motivando novos alunos soldados, colocando em evidência uma das linhas mais fortes da gestão de Gladson Cameli: a capacitação e estruturação das instituições.

Para o chefe de Estado, participar de momentos como esse sempre o deixam orgulhoso, dando-lhe a certeza de que está no caminho certo.

Coronel Charles Batista avalia gestão de Gladson Cameli como a que mais estruturou e investiu na corporação. Foto: Diego Gurgel/Secom

“É sempre bom participar das agendas do Corpo de Bombeiros Militar, melhor ainda quando prestigiamos a formação de soldados e àqueles que iniciam essa trajetória de grande dedicação e honra dentro do sistema de Segurança Pública e que, certamente, irão fortalecer e tornar ainda mais eficiente as unidades operacionais e administrativas do interior do estado”, destacou.

Além do início da formação, foi assinado um termo de entrega de rádios pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) à Diretoria de Ensino do Corpo de Bombeiros. Em sua fala, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Charles Santos, evidenciou que o governo de Cameli já entra para a história como o que mais investiu na corporação.

“Estamos em uma situação bem atípica. No ano passado, dos 22 municípios, 19 foram afetados, e estamos com dois anos consecutivos com grandes desastres, ou seja, o interior do estado precisa ser mais assistido, e a determinação do governador do Estado, Gladson Cameli, foi justamente otimizar, melhorar e fortalecer as ações de resposta dentro do interior”, destacou.

Alunos-soldados falam como o chamamento mudou suas vidas. Foto: Diego Gurgel/Secom

Mudando vidas

Os alunos-soldados são do concurso de 2022. O impacto social do chamamento de um concurso na sociedade começa na vida daqueles que passam a ocupar um cargo público.

Nascido em Santa Rosa do Purus, município de difícil acesso do estado, Jonas Nóbrega é um dos alunos que inicia a formação. Para ele, o militarismo sempre foi um sonho e a chance de mudar de vida.

“Uma professora minha do meu ensino fundamental me apresentou o marido dela e ele me deu a oportunidade de conhecer o militarismo. Ao entrar no Bombeiro Militar, uma instituição tão renomada, pra mim foi algo muito gratificante, não só pra mim, mas também para toda a minha família”, disse orgulhoso.

Estefânia diz que agora inicia uma nova vida. Foto: Diego Gurgel/Secom

Para Estefânia Rebelo, de 28 anos, a vida reinicia agora, com uma nova oportunidade e visão de mundo.

“O Corpo de Bombeiros tem uma importância para toda a sociedade e se tornou um sonho a partir daí. Agora é deixar para trás tudo que você viveu até ali e se tornar uma nova pessoa, com um novo propósito. Então, o que eu penso em relação a isso é conseguir me reinventar, conseguir ter a disciplina e a força pra chegar até o final do curso e fazer, de fato, parte da corporação”, planeja.

Cláudia afirma que a gestão de Gladson Cameli mudou a história da sua família. Foto: Diego Gurgel/Secom

Cláudia Nogueira estava acompanhando o filho, que iniciou o curso. No ano passado, a filha dela tomou posse no concurso da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Para ela, a gestão de Cameli é sinônimo de mudança de vida na família.

“Sou muito grata, pois o governo dele marcou a história e fez uma diferença, mudou a história da minha família. Só tenho a agradecer pela oportunidade que ele tem dado às pessoas que estudam para adentrar ao serviço público por meio dos concursos que ele tem ofertado aos nossos cidadãos acreanos. O coração de mãe hoje está feliz e grato.”

Governador fala sobre mais investimentos para a Segurança Pública. Foto: Diego Gurgel/Secom

Mais investimentos

Cameli diz que tem focado não só na capacitação, mas também na valorização do servidor público. Em sua avaliação, investir em segurança é garantir proteção à vida das pessoas.

Na ocasião, ele aproveitou para falar sobre a aquisição de uma aeronave de R$ 29 milhões, que vai ser usada para o resgate, e do planejamento para trocar as viaturas da corporação.

“Temos investido com muita responsabilidade, com o apoio da Assembleia Legislativa e de toda a equipe governamental. O Corpo de Bombeiros cumpre um papel fundamental, que está na excelência em executar todos os recursos e projetos de parcerias com o governo federal”, reconheceu.

Sobre os relatos das pessoas que veem a vida mudar por meio da educação e oportunidades do setor público, o governador destacou que a meta é sempre colocar as pessoas em primeiro lugar.

“Eu queria ser uma formiguinha pra poder acompanhar na hora que ele acorda de manhã cedo e vê o nome no Diário Oficial, porque, automaticamente, sua vida muda durante os próximos anos. Isso é gratificante. Minha prioridade é honrar o servidor, convocar quem faz concurso público, mas, lógico, dentro da regra, da lei de responsabilidade fiscal. E isso só conseguimos fazer com o apoio da Assembleia Legislativa e corpo técnico”, destacou.

A aquisição da primeira aeronave foi uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e ela será usada em ações de prevenção e combate.

“É um avião moderno e que vai salvar vidas, transportar tropas e colocar o estado cada vez mais próximo das pessoas”, completa Cameli.

O presidente da Aleac, Nicolau Júnior, reforçou a importância das parcerias para o avanço de diversos setores no estado.

“O governador tem cumprido seu compromisso, e a Aleac tem se colocado à disposição para ajudar. A Segurança Pública tem avançado demais, exemplo disso é o Corpo de Bombeiros. Lembro da fragilidade dessas instituições antes disso e só me coloco mais uma vez à disposição”.

São oito meses de formação e, logo em seguida, bombeiros devem reforçar a atuação no interior do Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

Atuação nos extremos

Ainda em janeiro, o governador esteve no Comando-Geral dos Bombeiros para conhecer o Plano Operacional para Desastres Hidrológicos, que se antecipa e reúne ações para uma resposta rápida em caso de enchentes no Acre, como a registrada no ano passado.

Foram apresentadas medidas como simulações e o aplicativo CBMAC Família Segura, que vai reunir informações em tempo real em caso de enchente e dará apoio à população.

Governador anunciou novos investimentos para a Segurança Pública. Foto: Diego Gurgel/Secom

Capitão Roger Santos, comandante do 1º Batalhão e coordenador da Operação de Desastre Hidrológico em Rio Branco, explicou como a tecnologia e o alinhamento das ações ajudam no atendimento durante desastres como esse.

“O Corpo de Bombeiros, para este ano, inova na implementação de ferramentas que facilitarão a gestão do desastre. Desenvolvemos um aplicativo que facilitará o cadastro da família retirada. A gente vai conseguir coletar informações, como a quantidade de pessoas que serão transferidas, os bens delas, capturar a coordenada geográfica daquele atendimento, fazer uma singela estratificação, se é indígena, se é homem ou mulher, qual é a faixa etária em que a pessoa se enquadra, para justamente subsidiar as informações para as prefeituras”, detalhou.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcrealunossoldadosBombeiroscorpocursodevemestadoformaçãogovernadoriniciaminteriorMAISpresençareforçarUnidades

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.