O governador do Acre, Gladson Camelí, visitou nesta sexta-feira, 21, o Comando-Geral da Polícia Militar do Acre (PMAC), onde vistoriou as obras do novo anexo do prédio, que vai melhorar o fluxo de atendimentos e serviços, e também se reuniu com os comandantes de cada regional e membros da diretoria para garantir o fortalecimento da instituição por meio de investimento e autonomia para tomada de decisões. No encontro também foram alinhadas ações voltadas para a população.
Recebido pela comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata, o governador passou pelo novo prédio, que vai possibilitar a ampliação do espaço e dar mais comodidade ao servidor público. Na ocasião, a comandante-geral aproveitou para passar alguns indicadores da atuação da PM no mês de janeiro.
“Comparado a janeiro do ano passado, tivemos uma redução de 48% das mortes violentas, resultado do nosso trabalho, que tem focado em estratégias para reduzir esses números. Mais do que números, queremos recuperar a sensação de segurança para que o cidadão possa circular livremente. Também reduzimos os roubos em 31,6%”, destacou.

A militar frisou que esses números também são o reflexo da atuação do poder público, que não tem medido esforços para aparelhar e dar condições para que a PM possa atuar.
“É importante que o governador conheça a obra, que vai dar um fluxo muito melhor para as ações dos setores da PM. Hoje o nosso espaço já está pequeno, mas temos a garantia de aperfeiçoamento, com a entrega deste anexo. Estamos também em um processo importante, que é a troca de armamento, pois estamos aguardando a chegada de pistolas importadas. Vamos receber as melhores pistolas do mercado para que o nosso servidor possa trabalhar com segurança e, nessa entrega, queremos o senhor presente”, convidou a comandante.

Após ouvir o balanço e o planejamento da PM para os próximos meses, o governador agradeceu todo o empenho dos militares, que dedicam suas vidas à proteção da população.
“Tenho trabalhado sempre dando autonomia para meus secretários e demais gestores, porque cada um sabe a realidade do seu setor. Preciso de vocês. Sou governador, não sou dono da razão, e preciso que vocês me orientem. Reconheço o trabalho que vocês fazem, porque vocês desempenham um papel fundamental”, pontuou.
Camelí ressaltou, ainda, que é de extrema importância que a PM trabalhe com a divulgação dos dados e de tudo o que é feito dentro da instituição, garantindo assim a transparência da gestão.

“Eu preciso de vocês. Nós, cidadãos, precisamos deste compromisso, e repito: o que estiver sob as minhas possibilidades, que não coloque em xeque a saúde financeira do Estado. Se cada um de nós dermos as mãos e unirmos, teremos êxito. A sensação de segurança é impressionante e o maior advogado das polícias sou eu, o maior defensor”, garantiu.
Sobre a ampliação do prédio, o governador frisou que tem pedido aos gestores uma atenção às estruturas, pois o ambiente é uma forma de valorizar o servidor público:
“Quero todas as repartições públicas restauradas. Não quero inventar grandes obras, mas minha preocupação maior é poder garantir a qualidade de vida para os servidores públicos e toda a população que precisa do serviço”.