sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Com supervisão da PMAC, 100ª INC da Força Nacional é encerrada com êxito em Cruzeiro do Sul

25/02/2025
in Acre
Acre – Com supervisão da PMAC, 100ª INC da Força Nacional é encerrada com êxito em Cruzeiro do Sul

Com colaboração de Aline Vitória

A Polícia Militar do Acre (PMAC) supervisionou a 100ª edição da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional de Segurança Pública, realizada pela primeira vez no Vale do Juruá. O encerramento do curso foi marcado por uma solenidade nesta terça-feira, 25, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, com a presença da comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata Freitas, além de autoridades civis e militares do Estado e do Município.

A PMAC teve papel fundamental no curso, supervisionando a INC. Foto: Joabes Guedes/PMAC

A edição histórica do nivelamento, promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), capacitou 119 operadores de segurança pública, incluindo policiais militares, civis e bombeiros do Acre e de outras unidades da Federação. Esta edição especial marca os 20 anos da Força Nacional de Segurança Pública.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em exercício, Evandro Bezerra, enfatiza a importância da parceria com a Força Nacional para a capacitação das forças de segurança do Acre. “A parceria entre a Força Nacional e as instituições de segurança locais demonstra nosso compromisso em investir no desenvolvimento de profissionais qualificados, que são a linha de frente na proteção de nossas comunidades. Acredito que cada um de vocês levará consigo não apenas conhecimento técnico, mas também os valores de ética, integridade e serviço à sociedade”, destacou o secretário.

“A parceria entre a Força Nacional e as instituições de segurança locais demonstra nosso compromisso em investir no desenvolvimento de profissionais qualificados”, afirmou o secretário de Segurança Pública em exercício, Evandro Bezerra. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O tenente coronel Fábio da Veiga Cabral, chefe de gabinete da Força Nacional e diretor substituto no evento, destacou a importância da instrução de nivelamento de conhecimento (INC) para os profissionais da segurança pública. Ele ressalta que o curso, promovido pelo Ministério da Justiça em parceria com os estados, ofereceu 150 horas de capacitação em 32 disciplinas, abrangendo temas como uso progressivo da força, inteligência, defesa pessoal e polícia comunitária.  

“O objetivo é proporcionar uma segurança mais eficiente e qualificada ao cidadão”, disse o tenente coronel Fábio da Veiga Cabral, chefe de gabinete da Força Nacional. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Nesta edição, entre os 119 agentes que participaram participaram da formação 21 são mulheres, o que reforça a presença feminina na segurança pública. Para Fábio Cabral, a capacitação aprimora a atuação dos profissionais, garantindo mais proteção tanto para os agentes quanto para a população. “O objetivo é proporcionar uma segurança mais eficiente e qualificada ao cidadão”, disse.

A PMAC teve papel fundamental no curso, supervisionando a INC sob a liderança do subcomandante-geral da instituição, coronel Kleison Albuquerque. Desde as tratativas iniciais, em dezembro de 2024, até a formação da Comissão de Auxílio à Supervisão, a instituição foi responsável pela organização logística, infraestrutura, testes físicos e acompanhamento dos alunos.

Junto à INC, foi oferecido aos participantes e a mais 12 profissionais da segurança pública o curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático e Resgate, com seis dias de duração, reforçando a qualificação técnica dos agentes para situações de emergência.

Durante a solenidade, a comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata, ressaltou a importância da capacitação para o fortalecimento da segurança pública. “Essa edição histórica reafirma o compromisso da Polícia Militar do Acre com a qualificação dos nossos profissionais. Supervisionar um curso desse nível, que prepara agentes para atuar em todo o Brasil, é um reconhecimento da nossa capacidade e da nossa responsabilidade com a segurança da sociedade”, destacou a comandante.

A coronel Marta Renata, comandante-geral da PMAC, acompanhou a solenidade. Foto: Joabes Guedes/PMAC

Fortalecimento

A realização da INC no Juruá não apenas aprimorou o conhecimento técnico dos participantes, mas também fortaleceu a integração entre as forças de segurança e movimentou a economia local. O supervisor do nivelamento, subcomandante-geral da PMAC, coronel Kleison Albuquerque, enfatizou a importância da capacitação realizada na região de fronteira. Segundo ele, o curso não apenas qualificou os agentes de segurança, mas foi realizado em uma região estratégica e rota de tráfico, demonstrando o compromisso do governo do Estado e do governo federal com a segurança da região.

“Foi um investimento significativo, no qual a Polícia Militar atuou como facilitadora, contando com a estrutura e parcerias do Exército, Samu, A e demais instituições. A INC alcançou todos os seus objetivos e ficará marcada na história da segurança pública do Vale do Juruá. Os policiais saem mais preparados e capacitados para enfrentar os desafios da região”, concluiu o coronel.

A Polícia Militar do Acre reforça seu agradecimento à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) pelo apoio essencial na realização desse curso de capacitação. A parceria e o investimento da Senasp foram fundamentais para proporcionar um ensino técnico de excelência, beneficiando profissionais de segurança de diversas regiões do país e fortalecendo a segurança pública não apenas no Acre, mas em todo o Brasil.

O capitão Randson Oliveira foi um dos cocludentes. Foto: Joabes Guedes/PMAC

O capitão Randson Oliveira destacou a importância de participar como aluno na INC e no curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), uma experiência que considera enriquecedora. Acostumado a atuar na formação e capacitação de profissionais no Batalhão de Policiamento Ambiental, ele ressaltou o impacto positivo de retornar à posição de aluno. Segundo ele, a Força Nacional forneceu suporte logístico e instrutivo de alta qualidade, garantindo um ensino técnico e eficiente. Além disso, enfatizou o alto nível dos policiais militares do Acre que atuaram como instrutores, compartilhando conhecimento adquirido na Força Nacional.

Com a realização da centésima edição do curso de instrução de nivelamento de conhecimento, a Segurança Pública do Acre reforça a capacitação de seus profissionais, preparando-os para atuar em situações de emergência e no combate a crimes, como o tráfico de drogas na região de fronteira. O treinamento, que envolve bombeiros, policiais civis e militares, não só contribui para a atualização dos conhecimentos, mas também amplia a atuação dos agentes em operações da Força Nacional em todo o país, beneficiando a segurança da população acreana e de outras localidades.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: 100ªAcreCruzeiroencerradaÊxitoForçanacionalPMACSulsupervisão

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.