O aeroporto de Rio Branco foi palco de uma importante conquista para os acreanos: a Latam Airlines reinaugurou o voo entre a capital do estado e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nesta segunda-feira, 31. A cerimônia contou com a presença do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), que ressaltou a relevância do retorno da rota após dois anos.
O titular da pasta, Marcelo Messias, enfatizou o impacto positivo da operação para o estado e a ampliação da conectividade aérea. “Estamos comemorando a retomada desse voo, que é tão importante. Quando um voo conecta uma capital como a do nosso estado a uma capital gigante como São Paulo, é extremamente importante. Muitas pessoas saem daqui para tratar da saúde, além de fazer turismo, atividade que é enorme nessa área, abrangendo diversos segmentos, como o cultural e o de compras”, disse.
O secretário destacou, ainda, que os acreanos levam horas para chegar a outras regiões, como o Sul do Brasil, e com a nova rota o tempo de viagem deve ser menor. “Muito bacana essa oportunidade de ter esse voo novamente. Você está no Acre e, quando menos espera, já está em São Paulo. O Acre é um estado da Região Norte extremamente importante. Muitas agências de viagens da Europa estão de olho no nosso turismo”, informou.
Gerente comercial da Vinci Airports, administradora do Aeroporto de Rio Branco, Marcus Campos comemorou o avanço da conectividade e as perspectivas de aumento do número de passageiros.
“Nosso trabalho não é só administrar e modernizar, fazer com que seja um aeroporto sustentável, mas melhorar a conectividade do aeroporto de Rio Branco. Isso é muito importante. Desde o início da concessão, dobramos o número de destinos. Como aeroporto, fazemos um trabalho diário com as companhias aéreas e, pela primeira vez na história, o aeroporto de Rio Branco, em 2024, superou os 400 mil passageiros. Com isso, superamos os números de 2011, que tinham sido os melhores da história, com 393 mil. A expectativa é que em 2025 o número ultrapasse os 500 mil”, anunciou.

Campos também destacou a parceria com o governo estadual e a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação, que favorece o setor. “Essa articulação tem sido fundamental para o crescimento da malha aérea do Acre”, explicou.
O gerente de Assuntos Públicos da Latam, Eduardo Macedo, explicou que a reinauguração da rota é motivo de orgulho. “Rio Branco tem um dos aeroportos mais importantes da região. Com essa rota, a gente possibilita um aumento de conectividade com o Acre e o mundo todo. Guarulhos é um dos principais aeroportos e vai permitir a conexão do Acre com mais de 50 outros aeroportos do Brasil e mais de 20 outros do mundo. Consideramos que esta é uma rota complementar. Hoje existe a rota de Brasília a Rio Branco, que se mantém e que possibilita ainda mais negócios para o Acre”, analisou.

Novos voos
A nova rota terá frequência de três voos semanais, com saídas de Rio Branco às 10h. A partir de junho, a frequência aumentará para cinco voos por semana.
Com duração de cerca de quatro horas, o voo parte da capital acreana às 10h (horário local) e de Guarulhos às 7h5 (horário de Brasília). Inicialmente, a operação será nas segundas, quintas e sextas-feiras, com a ampliação para cinco voos semanais (segundas, quartas, quintas, sextas e domingos) a partir de junho, em aeronaves Airbus A319 ou A320, com capacidade para até 174 passageiros.

“Quem ganha é a população do Acre. A gente sabe que o nosso governador Gladson Camelí é um defensor dessa área com a bancada federal, que representa tão bem a bancada nessa batalha por uma malha aérea melhor aqui no estado”, ressaltou Marcelo Messias.
Tripulação acreana
Um dos momentos mais emocionantes da reinauguração foi a presença de acreanos na tripulação do voo inaugural. A aeronave decolou com 90% de ocupação, e a tripulação contou com os comissários Damila Moreno, Venicius Cunha e Yarllen Almeida.
“Estou muito feliz em inaugurar esta rota importante para a conectividade do nosso estado e por perceber como a Latam se preocupa com todos os detalhes. Já cheguei a viajar para São Paulo via Peru, portanto sei como a nova rota é importante para encurtar os caminhos para todos os acreanos”, atestou Damila.
“Fiquei muito contente em saber que a tripulação é acreana. Já fui comissário de bordo e tenho um orgulho muito grande quando falo que a tripulação de bordo são as estrelas dos nossos aviões”, destacou o secretário Messias.
The post Com tripulação acreana, governo prestigia reinauguração de voo direto entre Rio Branco e São Paulo appeared first on Noticias do Acre.