terça-feira, 3 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Dez cidades do Rio Grande do Sul são afetadas por fortes chuvas

01/04/2025
in destaque, Notícias

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou, nesta terça-feira (1º), que dez municípios registraram algum tipo de ocorrência causada pela forte chuva que atingiu principalmente a Região Metropolitana de Porto Alegre, na tarde de segunda-feira (31).

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou – em poucas horas – mais de 60 milímetros (mm) de chuva em Porto Alegre.

Nas redes sociais, a população publicou imagens de uma tromba d’água no rio Guaíba. Além do grande volume de chuvas, os ventos chegaram a 110 km/hora na capital, segundo a Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica.

As principais ocorrências envolveram destelhamento de residências e prédios públicos. Em Canoas, a 19 quilômetros de Porto Alegre, 256 casas foram afetadas e, em Eldorado do Sul, o vendaval atingiu 450 casas e mais 15 escolas. De acordo com a Defesa Civil, as aulas foram suspensas em toda a rede municipal nesta terça-feira.

Pelas redes sociais, o governador do estado, Eduardo Leite, informou que, além da Defesa Civil, atuam nas áreas atingidas a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. “A prioridade é garantir a segurança da população e a rápida resposta às demandas mais urgentes”, esclareceu.

Cidades atingidas

Os municípios que já reportaram danos à Defesa Civil do estado foram:

Bom Retiro do Sul: houve queda de árvores que provocaram, em um ponto, a derrubada de um poste e, em outro ponto, rompimento dos fios de baixa tensão.

Butiá: três casas destelhadas, sendo uma no bairro Charrua e duas casas no bairro Santa Rita.

Cachoeirinha: houve destelhamento de três residências e um comércio e queda de galho obstruindo o passeio público.

Canoas: houve 256 residências com telhados danificados, queda de 62 árvores e 35 escolas com algum dano. Ocorreram danos no telhado de cinco postos de saúde. Bairros Rio Branco, Fátima, Harmonia, Niterói, São Luiz Mathias, Mato Grande Vila Cerne, cinco colônias, Santo Operário e Igara ficaram parcialmente sem energia elétrica.

Eldorado do Sul: cerca de 450 casas e 15 escolas municipais foram atingidas pelo mau tempo. Não haverá aula na rede municipal nas próximas horas.

Inhacorá: a cidade anunciou prejuízos em residências devido aos ventos fortes, ocasionando queda de árvores.

Minas do Leão: casas e prédios destelhados, grande quantidade de postes e árvores obstruindo as vias. Duas pessoas ficaram feridas.

Nova Santa Rita: reportou o destelhamento de residências, queda de árvores sobre casa e veículo. Quedas de árvores com galhos obstruindo as vias e o passeio público.

Porto Alegre: pontos de atendimento de saúde comunicaram intercorrências (danos em telhados, água nas instalações e falta de energia elétrica). Carreta tombou com a força dos ventos que atingiram a nova ponte do Guaíba.

Triunfo: danos materiais no telhado de um asilo da cidade. O Corpo de Bombeiros Militar esteve no local.

Agência Brasil

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: afetadasChuvasCidadesdezFortesGrandeporrioSãoSul

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.