A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Acre (SEASDH) está realizando, por meio do Departamento do Cadastro Único, Programas e Transferência de Renda, em Porto Acre, a Capacitação Ampliada sobre Gestão de Condicionalidades do Programa Bolsa Família, entre terça-feira, 8 e sexta, 11.
A ação visa fortalecer a atuação intersetorial entre os departamentos de gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), da Vigilância Socioassistencial e da Proteção Social Básica, integrando conhecimentos e experiências voltadas ao trabalho social com famílias em situação de acompanhamento de condicionalidades.
A capacitação é direcionada aos profissionais da Coordenação do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, membros do Controle Social, técnicos da proteção social básica, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além das referências da saúde e educação responsáveis pela alimentação dos sistemas de acompanhamento.
Na ocasião, a diretora de Assistência Social da SEASDH, Syomari Benevides, disse que a capacitação é só o início das ações que a equipe tem a desenvolver: “A meta é alcançar todos os municípios do estado, principalmente considerando o fato de que o Sicon [Sistema de Condicionalidades] está passando por alguns aprimoramentos. E são esses pontos que estão sendo discutidos com as equipes dos municípios, para que todos possam sanar suas dúvidas e executar o sistema sem dificuldades”.

O coordenador Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da SEASDH, Ismael Maia, ressaltou a metodologia específica adotada para o município, considerando a permanência da atual coordenação municipal e a necessidade de uma abordagem de apoio técnico ajustada à realidade local.
“Foi elaborada metodologia específica para alcançar os municípios, considerando aqueles onde ocorreu a mudança de referência da coordenação do Cadastro Único e Programa Bolsa Família e aqueles onde não houve mudanças. A depender dessas informações, o apoio técnico aos municípios é ajustado, considerando as especificidades de cada um”, explicou.
A secretária municipal Daiany Gonçalves agradeceu o empenho da equipe estadual e reconheceu a importância da parceria com o Estado, reiterando a disposição do Município em colaborar com futuras ações conjuntas.
The post Governo capacita técnicos de Porto Acre em programas e políticas de assistência social appeared first on Noticias do Acre.