Em um esforço conjunto para promover saúde, cidadania e conscientização, a Organização em Centros de Atendimento (OCA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e as prefeituras municipais de Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul, realizaram uma série de ações de saúde que beneficiaram 894 cidadãos acreanos entre os meses de março e abril.
As atividades, realizadas nas unidades da OCA nos três municípios, integraram a programação de importantes campanhas de saúde: o Dia Mundial do Rim, o Dia Mundial da Obesidade e o Março Lilás, voltado à prevenção do câncer do colo do útero. As ações se articularam por meio da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Sesacre, com foco na prevenção, orientação e diagnóstico precoce de doenças silenciosas, mas com grande impacto na qualidade de vida da população.
Foram realizados 84 atendimentos em Brasileia, 140 em Cruzeiro do Sul e 669 em Rio Branco, totalizando quase 900 pessoas atendidas com serviços como aferição de pressão, testes rápidos, consultas, orientações sobre hábitos saudáveis, além de distribuição de materiais informativos.

A diretora da OCA, Fran Brito, destacou que o alcance da iniciativa evidencia o compromisso da instituição em oferecer um atendimento que vai além da documentação. “A OCA é um espaço de cidadania, de acolhimento e, sobretudo, de cuidado com as pessoas. Estar ao lado da Sesacre e das prefeituras nessa missão é uma forma concreta de transformar a vida dos cidadãos, levando informação e acesso à saúde para quem mais precisa. Além disso, os nossos servidores também recebem esse cuidado e atenção com a saúde. Todas essas atividades estão alinhadas ao nosso programa de Felicidade no Trabalho, OCA+Feliz, que prioriza o bem-estar físico, mental e emocional das nossas equipes”, ressaltou.
A senhora Rosa Maria Bezerra, que esteve na OCA de Rio Branco, compartilhou sua experiência. “Eu vim aqui na OCA solicitar uns documentos e vi essa ação. Realizei uns exames e achei muito importante para a população, porque é uma forma de prevenção e cuidado com a nossa saúde”, concluiu.

As atividades buscaram não apenas atender à população, mas também sensibilizar sobre os cuidados contínuos com a saúde, especialmente no que diz respeito às doenças crônicas como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças renais.
Segundo Liliane Maia, chefe da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Sesacre, o trabalho conjunto entre as instituições fortalece o SUS e aproxima o cuidado da realidade do cidadão: “As ações realizadas em parceria com a OCA e as secretarias municipais de Saúde são fundamentais para ampliar o acesso aos serviços de saúde, especialmente para a população que reside em áreas mais distantes. Essas iniciativas refletem o compromisso do governo do Estado em promover a saúde integral dos cidadãos acreanos, contribuindo para a detecção precoce e manejo adequado das doenças crônicas”.
A união entre informação, cuidado e atendimento qualificado segue sendo uma das marcas da atuação da OCA em todo o estado. Ações como essa reforçam a importância da intersetorialidade entre os serviços públicos, reafirmando que saúde e cidadania caminham juntas para promover o bem-estar da população e de todos os servidores acreanos.
The post Mais de 890 cidadãos são atendidos em ações de saúde promovidas pela OCA em parceria com a Sesacre appeared first on Noticias do Acre.