O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem/AC), por meio do Programa Rota da Qualidade, realizaram durante esta semana diversas fiscalizações em estabelecimentos da capital e do interior do estado com foco em produtos típicos que são comercializados na Semana Santa.
Durante a ação, as equipes inspecionam os itens mais consumidos no período, a exemplo de peixes diversos, vinhos, azeites, chocolates e ovos da Páscoa. Estão sendo verificados, por exemplo, os prazos de validade dos produtos perecíveis, a precificação correta dos itens, se há duplicidade de preços, a presença de um exemplar do CDC, e produtos pré-medidos (aqueles embalados sem a presença do consumidor).
De acordo com a presidente do Procon-AC Alana Albuquerque, o objetivo da operação, realizada em caráter preventivo e fiscalizatório e que abrange todo o estado por meio do Programa Rota da Qualidade, é conscientizar comerciantes e consumidores sobre os direitos e deveres expressos na legislação.
“Esta época é marcada por um aumento significativo nas vendas de produtos, especialmente chocolates e itens relacionados à celebração. Assim, por meio desse programa, que tem por objetivo a educação, a transparência e a prevenção sobre as relações de consumo, a atuação do Procon garante a defesa e a proteção dos direitos dos consumidores, bem como orienta a população a como comprar com segurança durante esse período”, afirma Alana.

A presidente do Ipem/AC, Hérica Granzoto, afirma que o programa Rota da Qualidade está passando em todo o comércio e ressalta que o consumidor pode auxiliar, verificando se as informações dos produtos estão corretas, como, por exemplo, conferindo o peso líquido dos ovos de Páscoa, se há presença do Selo do Inmetro nos brinquedos, além de ter atenção quanto à presença de objetos perigosos para crianças como cordas, barbantes e sacos plásticos.
“A fiscalização do Ipem é a garantia de qualidade e segurança. Estamos trabalhando em defesa do consumidor na medida certa”, salienta.

A cliente Silene da Silva falou sobre a relevância da ação para os consumidores.
“Acho de suma importância, porque se hoje não tiver fiscalização, as coisas viram bagunça”, enfatizou.

O gerente Yuri Santana afirma que a ação do Procon em parceria com o Ipem garante a segurança dos consumidores e a qualidade dos produtos.
“Eu, como consumidor, apoio 100% essa ação, porque ficamos sabendo se estamos pagando justo, se a embalagem está sendo correta. Então, toda essa ação é voltada em prol do consumidor. Nós, do grupo Mercale, estamos a favor e à disposição de processar qualquer dúvida e ajudar no que for preciso”, frisou.

Dicas do Procon/AC para comprar com consciência na Páscoa:
1- Planeje com antecedência:
Antes de sair às compras, faça uma lista do que deseja comprar: ovos de Páscoa, chocolates, presentes, itens para almoço em família etc. Isso evita compras desnecessárias;
2- Verifique o orçamento familiar:
Veja quanto você pode gastar sem comprometer contas essenciais. A Páscoa é uma data comemorativa, mas o equilíbrio financeiro deve vir em primeiro lugar;
3- Pesquise preços e compare:
Os mesmos produtos podem ter preços diferentes em lojas distintas. Compare valores em supermercados, lojas físicas e online. Aproveite promoções reais e evite comprar no primeiro lugar;
4- Evite compras por impulso:
Promoções chamativas e embalagens bonitas podem influenciar decisões. Pergunte-se: eu realmente preciso disso? Comprar por impulso pode causar arrependimento e prejuízo;
5- Avalie o custo-benefício:
Às vezes, uma barra de chocolate ou caixa de bombons custa muito menos do que ovos temáticos e tem o mesmo sabor. Pense no valor real do produto, não apenas na aparência;
6- Cuidado com as compras online:
Compre apenas em sites confiáveis. Verifique se há CNPJ, canais de contato, reputação em sites de reclamação e se o ambiente é seguro (cadeado na barra do navegador);
7- Fique de olho na validade:
Sempre confira a data de validade dos chocolates, principalmente se for comprar em promoções de última hora;
8- Guarde notas e comprovantes:
Se tiver problema com o produto (chocolate derretido, vencido, com gosto ou cheiro estranho), é seu direito reclamar. Tenha os comprovantes de compra em mãos;
9- Lembre-se: o afeto vale mais que o presente:
Nem sempre é preciso gastar muito para demonstrar carinho. Chocolates artesanais, cartinhas e até um café da manhã especial podem marcar a data com mais significado.
Em casos de dúvidas ou reclamações, pode-se entrar em contato com o Procon-AC, por meio do disque-denúncias: 151 e 3223 7000, enviando um e-mail para [email protected] ou acessando a plataforma consumidor.gov.br, onde é possível ao consumidor realizar o registro de suas reclamações.
The post Programa Rota da Qualidade realiza Operação de Páscoa e dá dicas aos consumidores appeared first on Noticias do Acre.