Maio Laranja é uma campanha nacional voltada para a conscientização e prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante este mês, diversas iniciativas são realizadas em todo o país com o objetivo de educar e engajar a sociedade na luta pela proteção dos direitos das crianças.
O abuso infantil é uma realidade preocupante. Dados do Disque 100 revelam que, em 2022, mais de 19 mil denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes foram registradas no Brasil, indicando um crescimento significativo em relação a anos anteriores. Os estudos mostram que a maioria das vítimas é do sexo feminino, com idades entre 10 e 14 anos. Entretanto, meninos também são alvos frequentes, embora os casos sejam menos relatados. Em muitos episódios, os abusadores são pessoas próximas à vítima, como familiares ou conhecidos, o que dificulta a denúncia e agrava os impactos psicológicos na criança.
Os “Poti Poti”, dupla de pai e filha famosa na internet, que soma mais de 400 milhões de visualizações, entrou nessa campanha e lançou uma música, onde por meio das cores dos semáforos os pequenos conseguem saber o que podem ou não permitir. A canção é focada na conscientização, prevenção e como enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes.
“No vermelho, não, não pode tocar. Vamos, criançada, começar a decorar” é o trecho onde eles mostram, com o auxílio de mãozinhas no corpo, os lugares em que outras pessoas não podem encostar neles, sinalizando o alerta.
Alguns famosos abraçaram a causa e compartilharam a música dos Poti Poti, entre eles a ex-paquita Andréa Sorvetão, os deputados Carla Zambelli e Marcelo Álvaro, além da senadora Damares Alves, que juntamente ao vídeo, escreveu: “Precisamos orientar nossas crianças para que se protejam e, assim, a Turma do Poti Poti, em parceria com os movimentos em defesa da infância, lança uma música para os pequeninos”.
Júnior Marinho, pai de Lolô, que formam os Poti Poti, salienta a importância do trabalho de todos nessa luta. “O Maio Laranja nos lembra que cada um tem o seu papel na defesa das crianças, e com informações corretas eles conseguem viver em um ambiente mais seguro”.
A música está disponível no link https://www.youtube.com/shorts/wXpocSK82Eo. Para denunciar abusos e maus-tratos infantis, contate o Disque Denúncia 100.