domingo, 11 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Comunidade Guarani Jaraguá e governo de São Paulo fazem acordo inédito

08/05/2025
in destaque, Notícias

Com a mediação do Ministério Público Federal (MPF), a comunidade indígena Guarani Jaraguá e o governo de São Paulo firmaram um acordo inédito que reconhece a gestão compartilhada de áreas sobrepostas entre o Parque Estadual Jaraguá e a Terra Indígena Jaraguá.

O acordo foi firmado nesta quinta-feira (8), em cerimônia na comunidade indígena na Aldeia Tekoa Pyau, e representantes da secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil).

Conforme os termos do acordo, há compromissos mútuos de garantia de preservação ambiental da área. O plano conjunto de gestão territorial traz o direito à livre circulação de indígenas na área; o manejo sustentável de recursos naturais como bambu, cascas e sementes; a proibição da caça e o esforço da comunidade indígena para a recuperação de nascentes.

Também está prevista a continuidade do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Guardiões da Floresta já existente no local, com capacitação de indígenas como monitores e brigadistas ambientais.

“A importância da demarcação de terra é garantir a fauna e a flora, porque as árvores não filtram só o pulmão do povo Guarani — elas garantem um ar para todos os cidadãos. Todos nós devemos ser guardiões da natureza, todos nós devemos ser guardiões dos territórios onde ainda existe vida, fauna e flora. Então essa é a importância da demarcação”, complementou a liderança indígena Thiago Djekupe.

Também ficou determinado no acordo que qualquer ampliação das aldeias será previamente discutida no plano conjunto de gestão em respeito ao equilíbrio ecológico da unidade de conservação.

Temos trabalhado para valorizar os territórios, reconhecer o papel fundamental dos indígenas na preservação ambiental e avançar com políticas como o pagamento por serviços ambientais”, disse a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), Natália Resende. 

O acordo é o primeiro do tipo em uma unidade de conservação estadual – modelo até então restrito a parques federais, uma vez que as demarcações indígenas são de competência da União.

O caso do Jaraguá torna-se, assim, referência para futuros processos de gestão compartilhada, que já estão sendo estudados pelo governo de São Paulo em outras áreas com situações semelhantes.

Agência Brasil

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: acordocomunidadefazemGovernoGuaraniinéditoJaraguáPauloSão

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.