domingo, 25 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Acre realiza 1ª Oficina de Microplanejamento do Programa Brasil Saudável e reforça compromisso com a eliminação de doenças de determinação social

20/05/2025
in Acre
Acre – Acre realiza 1ª Oficina de Microplanejamento do Programa Brasil Saudável e reforça compromisso com a eliminação de doenças de determinação social

A capital Rio Branco sedia, entre os dias 19 e 22 de maio, a primeira Oficina de Microplanejamento do Programa Brasil Saudável, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa eliminar doenças de determinação social, aquelas diretamente relacionadas a desigualdades de acesso, condições precárias de moradia, saneamento, educação e saúde. O evento ocorre no auditório da Livraria Paim, no centro de Rio Branco, reunindo representantes de órgãos públicos, lideranças indígenas, movimentos sociais e autoridades em saúde pública.

O encontro integra uma estratégia nacional intersetorial e interministerial para enfrentar 11 doenças que ainda representam graves problemas de saúde pública no país, como tuberculose, hanseníase, sífilis, malária, tracoma, esquistossomose, oncocercose, filariose linfática, doença de Chagas, leishmaniose e hepatite viral. A proposta é unir diferentes áreas do governo e da sociedade para combater os fatores sociais e ambientais que favorecem a transmissão dessas enfermidades e dificultam o acesso a serviços e tecnologias de saúde.

Artur Kalishman, diretor substituto do Departamento de ISTs do Ministério da Saúde, destacou o caráter inclusivo e estratégico da ação. “Temos muita tecnologia de ponta, vacinas, medicamentos e estratégias eficazes, mas ainda há gente ficando para trás por falta de acesso, cidadania e enfrentamento ao preconceito. Essa política busca lidar com os determinantes sociais, promover cidadania e garantir que ninguém fique de fora do SUS e de seus benefícios”, afirmou.

Artur Kalishman tambem é sanitarista especialista na área. Foto: Luan Martins/Sesacre

Durante a oficina, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems), George Eduardo, celebrou a chegada do programa ao estado. “É com grande alegria que o Acre recebe essa oficina e também a contemplação de mais 20 municípios com essa iniciativa. Um esforço conjunto para solucionar problemas de saúde que há tempos atingem nossa população. A expectativa é que esse programa dialogue com as reais necessidades do povo acreano”, declarou.

George esteve na oficina representado o Cosems. Foto: Luan Martins/Sesacre

Representando o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o promotor Juleandro Martins ressaltou a importância da articulação interinstitucional, especialmente para os povos originários. “Estamos aqui com o projeto Txai, na defesa dos povos indígenas do Acre. O MP é parceiro estratégico na articulação e promoção de saúde para essa população. Temos atuado junto a outras instituições e nos colocamos à disposição para assegurar saúde de qualidade e informação a esse público”, destacou.

Juleandro é representante do projeto Txai no Ministério Público do Acre. Foto: Luan Martins/Sesacre

No âmbito estadual, João Morais responsável pelo acompanhamento das doenças tropicais negligenciadas no Acre, reforçou a relevância da oficina para a realidade municipal.

“Esse evento dá visibilidade às questões socioambientais que favorecem a transmissão dessas doenças nas populações vulneráveis. Permite que as prefeituras identifiquem e enfrentem essas circunstâncias, garantindo diagnóstico, tratamento e políticas de saúde adequadas”, explicou.

João que é coordenador do grupo de trabalho das doenças tropicais negligenciadas estava acompanhado da Chefe de Vigilância em Saúde Adriana Lobão. Foto: Luan Martins/ Sesacre

Representando as comunidades indígenas, a líder Gemina Shanenawa, presidente da Organização de Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia, avaliou a oficina como um espaço essencial para disseminar informações dentro dos territórios.

“Para nós, participar é muito importante, porque vamos levar esse conhecimento de volta às comunidades. Garantir segurança alimentar, por exemplo, ainda é um grande desafio, e momentos como esse nos fortalecem”, concluiu.

A oficina segue até o dia 22 de maio e, como próximo passo, será organizada a realização de oficinas de microplanejamento nos municípios acreanos considerados prioritários, com data a ser divulgada nos próximos dias.






The post Acre realiza 1ª Oficina de Microplanejamento do Programa Brasil Saudável e reforça compromisso com a eliminação de doenças de determinação social appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: 1ªAcreBrasilcompromissodeterminaçãoDoençasEliminaçãoMicroplanejamentooficinaProgramarealizareforçasaudávelsocial

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.