quinta-feira, 29 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Acre celebra os 109 anos da Polícia Militar com homenagem à sua história, bravura e compromisso com a sociedade

26/05/2025
in Acre
Acre – Acre celebra os 109 anos da Polícia Militar com homenagem à sua história, bravura e compromisso com a sociedade

Comemorando mais de um século de serviços prestados à sociedade acreana, a Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) foi homenageada nesta segunda-feira, 26, com uma solenidade emocionante no pátio do Comando-Geral da instituição, em Rio Branco. O evento, que marcou o encerramento da programação alusiva aos 109 anos da corporação, reuniu autoridades, militares, civis e a população em um gesto de profundo reconhecimento à bravura e à trajetória da PMAC.

Evento marcou o encerramento da programação alusiva aos 109 anos da corporação. Foto: José Caminha/Secom

Presente à solenidade, o governador Gladson Camelí destacou a importância histórica e social da Polícia Militar para o Acre e reforçou o compromisso do Estado com o fortalecimento das instituições de segurança. Ao lado do jovem Gabriel de Souza, de apenas 11 anos — que sonha em ser policial militar e emocionou a corporação ao enviar mensagens pelo Instagram manifestando seu desejo de conhecer de perto a tropa —, Cameli passou em revista as tropas, em um gesto simbólico de respeito e esperança no futuro.

“109 anos é uma data que marca não apenas a história da Polícia Militar, mas da própria formação do nosso estado. Estamos diante de uma instituição composta por homens e mulheres que, com coragem e dedicação, protegem o povo acreano. Em nome do Gabriel, que representa tantas crianças que veem na farda um símbolo de heroísmo e justiça, presto minha continência e respeito a todos que fazem essa gloriosa corporação”, disse o governador.

“Estamos diante de uma instituição composta por homens e mulheres que, com coragem e dedicação, protegem o povo acreano”, destacou Camelí. Foto: José Caminha/Secom

Durante a cerimônia, condecorações foram entregues a civis e militares que contribuíram de forma significativa para o fortalecimento da segurança pública. O ponto alto da celebração foi o tradicional desfile da tropa, com a participação de diversas unidades operacionais da PMAC, em uma demonstração de organização, disciplina e compromisso com a ordem pública.

Avanços e investimentos

A comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata Freitas Alves, também destacou a relevância do momento e os avanços conquistados nos últimos anos, que refletem a valorização dos policiais e o compromisso institucional com a excelência.

“Nossa Polícia Militar é centenária, a mais honesta do Brasil segundo o Ministério da Justiça. Cada comandante e cada policial que passou por aqui deixou sua contribuição para construirmos essa história. Hoje vivemos um momento de renovação e conquistas, com investimentos que proporcionam mais dignidade ao nosso efetivo e mais segurança à população”, afirmou a comandante.

Comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata Freitas Alves, com o jovem Gabriel de Souza. Foto: José Caminha/Secom

Entre os principais avanços estão a revitalização das instalações físicas da corporação, a aquisição de equipamentos modernos e a valorização profissional. Somente na atual gestão, mais de 1.100 novos policiais militares foram contratados, zerando o cadastro de reserva do concurso público de 2018 e abrindo espaço para novos certames. O governo também investiu na compra de viaturas, na construção de novos batalhões e em programas de aproximação com a comunidade.

Resultados que transformam a realidade

Os frutos desse trabalho são evidentes. De acordo com dados da Assessoria de Análise Criminal da PMAC, o ano de 2024 foi marcado por expressivos avanços nos indicadores de segurança. As mortes violentas intencionais caíram 15% em todo o estado, e em Rio Branco a redução chegou a 19%. Os casos de feminicídio recuaram 20%, e os roubos caíram 38% no estado — com destaque para a capital, que registrou uma impressionante queda de 43% em relação ao ano anterior.

Esses resultados refletem a atuação ostensiva da PMAC. Ao longo de 2024, foram realizadas 9.049 operações policiais e 310.141 abordagens, incluindo ações em embarcações. As apreensões de armas somaram 896 unidades — sendo 505 de fogo — e 357 veículos foram recuperados. No enfrentamento ao tráfico de drogas, foram mais de mil ocorrências atendidas, com a captura de 835 foragidos da Justiça e 6.361 conduções para delegacias.

De acordo com dados da Assessoria de Análise Criminal da PMAC, o ano de 2024 foi marcado por expressivos avanços nos indicadores de segurança. Foto: José Caminha/Secom

Além das ações repressivas, a PMAC reforçou sua presença junto à comunidade com 15.807 iniciativas voltadas ao fortalecimento da confiança entre polícia e população, colocando em prática sua missão de garantir a ordem pública com respeito aos direitos humanos e aos princípios da polícia comunitária.

Uma trajetória forjada em história, honra e ideais

Criada em 25 de maio de 1916, por meio do Decreto Federal nº 12.077, a Polícia Militar do Acre tem raízes profundas na própria formação do estado. Inicialmente constituída como Companhias Regionais para o policiamento dos Departamentos do Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá, a corporação nasceu em um contexto de lutas e transformações, tendo como patrono o herói da Revolução Acreana, coronel Plácido de Castro.

Criada em 25 de maio de 1916, por meio do Decreto Federal nº 12.077, a Polícia Militar do Acre tem raízes profundas na própria formação do estado. Foto: José Caminha/Secom

Desde então, a PMAC vem construindo uma história de bravura e comprometimento com a sociedade. Inspirada nos valores de moralidade pública, civismo, lealdade, justiça, dignidade da pessoa humana e espírito de corpo, a corporação se consolidou como referência de respeito, honestidade e serviço ao cidadão.

A Polícia Militar do Acre é, hoje, um dos maiores orgulhos da população acreana. Reconhecida nacionalmente por sua integridade, é símbolo de dedicação, coragem e vocação para servir. Ao completar 109 anos de existência, a instituição segue firme no propósito de evoluir, se modernizar e se manter próxima da sociedade que jurou proteger.






The post Acre celebra os 109 anos da Polícia Militar com homenagem à sua história, bravura e compromisso com a sociedade appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreAnosbravuracelebracompromissohistóriahomenagemmilitarpoliciaSociedadesua

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.