quarta-feira, 28 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Noite de técnica e musicalidade reúne bateristas profissionais e alunos na Escola de Música do Acre

27/05/2025
in Acre
Acre – Noite de técnica e musicalidade reúne bateristas profissionais e alunos na Escola de Música do Acre

Técnica de percussão e som de qualidade resumiram a noite da terça-feira, 26, para os alunos da Escola de Música do Acre (Emac). É que a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) promoveu, por meio da unidade, sediada em Rio Branco, um evento em que bateristas profissionais — entre ex-alunos e professores — se apresentaram e demonstraram sua prática aperfeiçoada ao longo de suas trajetórias.

Alunos lotaram o auditório da escola e assistiram atentos às apresentações. Foto: Elenilson Oliveira/Secom

O intuito do evento, de acordo com o diretor da instituição, Adson Barbosa, é fazer da Emac “um verdadeiro ambiente de música e um espaço para músicos”. O gestor destacou a importância da integração entre estudantes e profissionais: “É importantíssimo a todas as pessoas que estão se formando, estudando um instrumento musical, que conheçam os outros. Conheça quem vai tocar com você em algum momento, conheça o baterista, o baixista, o guitarrista, o violonista, enfim, todo mundo na hora de tocar junto é importante, faz sua parte”, afirmou.

Participaram das apresentações os bateristas Eduardo Vasconcelos, Alê Batera, Dário Quintana e Jorgenei Gondin, professor da Emac e idealizador da iniciativa. O baixista Daniel Sampaio também marcou presença com uma participação especial, acompanhando as batidas dos profissionais. Os alunos puderam ainda conhecer os equipamentos utilizados pelos músicos e interagir, ao longo das apresentações.

Participantes também puderam interagir com os profissionais, tirando dúvidas e conhecendo as histórias de vida e evolução na música. Foto: Elenilson Oliveira/Secom

Os convidados responderam dúvidas, compartilharam vivências e reforçaram a importância do estudo contínuo. Alê Batera relembrou como iniciou sua jornada: “Comecei montando panelas no fundo do quintal e, depois de um tempo, comecei a me profissionalizar, a estudar rudimentos, só que chegou a um ponto que só o rudimento não estava suprindo; foi quando eu passei para a parte da teoria. Isso aí tanto para profissional quanto iniciante é fundamental”, relatou.

Último a se apresentar na noite, Jorgenei Gondin falou sobre os objetivos do evento. “A gente veio aqui para tirar dúvida, falar um pouco das nossas experiências tocando em estúdio, tocar com partitura. A gente quis agregar tudo, tanto que os ritmos a gente fez do forró ao rock, justamente pra pegar todos os públicos. E, graças a Deus, foi um sucesso. A gente está muito feliz com o tamanho do público”, frisou.

Professor Jorgenei Gondin foi o último a se apresentar. Foto: Elenilson Oliveira/Secom

Todos os alunos do turno da noite foram liberados para participar, independentemente do instrumento que praticam. Aluno do curso de cavaquinho, Frank Johnny Nogueira ressaltou o valor da experiência: “A gente vai fazer sempre em conjunto com outros instrumentos e a bateria é uma delas, que vai dar o ritmo, vai ser o acompanhamento, vai dar a base para a gente fazer a parte do cavaquinho. Aí é muito importante, porque a gente já vai pegando, adquirindo a noção de tempo, de ritmo, e você ali vai aprendendo que não é só instrumento de corda, que tem a parte teórica, que a bateria também tem, que é muito importante para qualquer instrumentista”, disse.

Aluno de cavaquinho, Frank Johnny Nogueira destacou a relevância da atividade para a experiência de prática de conjunto entre os músicos. Foto: Elenilson Oliveira/Secom

Já aluno Gabriel Oliveira, do Módulo 1 de Bateria, compartilhou sua história com o instrumento. Desde pequeno, já gostava de tocar, mas não teve a oportunidade de aprender, até o primeiro contato com a Emac em 2019, quando entrou para o curso, mas não conseguiu continuar devido às demandas da faculdade. Ao retornar à escola neste ano, afirma que agora tenta aprender e recuperar o tempo perdido.

Noite foi marcada por música, interação e conhecimento. Foto: Elenilson Oliveira/Secom

Sobre o evento, Gabriel afirma que é uma oportunidade de agregar conhecimento: “Percebi vários tipos de ritmo musical, hoje. A parte do blues, teve ali um pouquinho, também teve o pop, teve o samba. Isso faz com que a gente consiga despertar um pouco e entender como é que é cada cada ritmo, tocado na bateria em si”.

The post Noite de técnica e musicalidade reúne bateristas profissionais e alunos na Escola de Música do Acre appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcrealunosbateristasescolaMúsicamusicalidadenoiteProfissionaisreúnetécnica

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.