O São Paulo acertou a contratação do atacante Gonzalo Tapia, de 23 anos, que estava no River Plate, da Argentina. O atleta chega por empréstimo até 30 de junho de 2026 – com opção de compra.
O jogador é uma das revelações do futebol chileno nos últimos anos: acumula convocações para as seleções de base de seu país desde o Sub-15, passando por todas as categorias até chegar à seleção principal.
Na última temporada, Tapia foi chamado para defender o Chile nas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2026: atuou diante de Bolívia, Brasil e Colômbia.
“Estou muito feliz e emocionado. Quando me procuraram para vir para cá, não tive dúvida. A verdade é que tinha muita vontade. O São Paulo é o maior do Brasil e vou sempre me doar ao máximo pelo clube”, celebrou Tapia.
“Em conversas com o Crespo entendemos a necessidade de buscar mais alternativas para algumas posições, e o ataque era uma delas. Já tínhamos mapeado algumas possibilidades e o Tapia se encaixa tanto no perfil de jogador que buscávamos como no tipo de negócio possível a ser fechado. É um jovem jogador que poderá nos ajudar muito”, disse o presidente Julio Casares.
“Era um jogador que tinha sido monitorado antes de ir para a Argentina e com a chegada do Crespo esse interesse retornou. Procuramos o River Plate, clube o qual temos um bom relacionamento, e conseguimos viabilizar essa contratação”, afirmou o diretor de futebol Carlos Belmonte.
CARREIRA
Natural de Santiago, no Chile, o jogador iniciou a sua trajetória na Universidad Católica. Após cumprir o processo de formação, que contou com diversas convocações para as categorias de base da Seleção Chilena, Tapia estreou no profissional em 2020 e fez parte da campanha do título nacional daquele ano.
Em cinco temporadas pela Universidad Católica, o atacante disputou 117 jogos e participou diretamente de 31 gols: balançou as redes 22 vezes e deu nove assistências, além de ter conquistado novamente o Campeonato Chileno em 2021 e a Supercopa do Chile (2020 e 2021).
Em 2024, o atleta viveu a sua melhor temporada na carreira: em 33 duelos pela Universidad Católica, Tapia marcou 11 gols e deu quatro assistências. As atuações renderam a oportunidade de disputar o Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano Sub-23: marcou um gol diante do Paraguai e deu uma assistência no duelo com o Uruguai.
Também no ano passado, o atacante estreou na equipe principal do Chile durante as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA: atuou nos confrontos com Bolívia, Brasil e Colômbia.
Em 2025, o jogador foi negociado com o River Plate, da Argentina, clube que defendeu até a chegada ao Tricolor.
Tapia será o oitavo chileno na história do São Paulo: o último foi o lateral-esquerdo Mena, que foi semifinalista da CONMEBOL Libertadores de 2016 pelo clube. O atleta do Chile com mais partidas pelo Tricolor é o meio-campista Maldonado, com 99.
GONZALO TAPIA
Nome completo: Gonzalo Andrés Tapia Dubournais
Local de nascimento: Santiago, no Chile
Data de nascimento: 18/02/2002 (23 anos)
Posição: atacante
Altura: 1m79
Peso: 80kg
Clubes: Universidad Católica (2017-2024), River Plate (2025) e São Paulo (desde 2025)
Títulos: Campeonato Chileno (2020 e 2021) e Supercopa do Chile (2020 e 2021)
Seleção Chilena: Sul-Americano Sub-15 (2017), Sul-Americano Sub-17 (2019) e Copa do Mundo FIFA Sub-17 (2019), Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano Sub-23 (2024) e Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA (2026)