Com colaboração de Vanessa Sousa
A agricultura será um dos grandes destaques da 50ª edição da Expoacre, que será realizada de 26 de julho a 3 de agosto, no Parque de Exposições, em Rio Branco. Com um espaço totalmente revitalizado, a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) traz uma programação inovadora que integra produção agrícola, agricultura familiar, capacitações e competições na arena de rodeios.
Logo nos primeiros dias da feira, a Seagri coordenará a Prova dos Três Tambores, parte da programação oficial do rodeio, marcada para os dias 26 e 27 de julho. A atividade abre a participação da pasta nas atrações da arena.
A partir do dia 28, a secretaria inicia sua programação técnica e institucional, voltada ao fortalecimento do setor produtivo rural, com oficinas, cursos de capacitação, estandes temáticos e apresentação de programas estratégicos, como o Solo Fértil.

Também no dia 28 de julho será realizada a abertura oficial do tradicional rodeio, um dos eventos mais aguardados da Expoacre, sob organização da Seagri. Este ano, a competição contará com 50 peões inscritos, sendo 40 do Acre, que disputarão o principal prêmio: uma caminhonete. A grande final será no dia 31 de julho.

Além do rodeio, a arena contará com provas de laço no dia 1º de agosto e apresentações de motocross nos dias 2 e 3, ampliando as atrações para o público rural e urbano.
Segundo o secretário de Agricultura, Luiz Tchê, a Expoacre 50 anos será marcada pelo fortalecimento da identidade rural acreana. “A Seagri reafirma o compromisso do governo do Estado com o desenvolvimento rural sustentável, promovendo qualificação técnica, valorização das cadeias produtivas e inclusão social no campo. Sem dúvida, essa será a maior Expoacre da história”, declarou.
Estandes temáticos
Durante toda a feira, os visitantes poderão conhecer de perto a força da agricultura familiar nos estandes temáticos coordenados pela Seagri. Estão confirmados:
Café Robusta: contará com a presença de um barista preparando bebidas à base de café, promovendo os grãos produzidos localmente. Haverá também o Espaço do Produtor, onde cafeicultores apresentarão suas histórias e comercializarão cafés especiais.
Mandioca: dois expositores apresentarão produtos como tapioca, beiju e chips de mandioca, com direito à degustação. O espaço valoriza uma das raízes mais tradicionais da agricultura regional.
Olericultura: será apresentado o protótipo do primeiro Viveiro de Mudas de Hortaliças do Acre (HortAcre), com venda de bandejas de mudas saudáveis destinadas a agricultores familiares, hortas urbanas e comunitárias.
Mel: um dos destaques da feira, o setor contará com 25 produtores das regiões do Juruá, Bujari, Rio Branco e da Fazenda Filipinas (Associação Acreditar), oferecendo produtos como mel, própolis, sabonetes, cremes, pólen e hidromel, além de degustações. A Associação Flora Bonal apresentará a Trilha do Mel, um espaço paisagístico com colmeias e ações educativas sobre a importância ambiental das abelhas. Também será apresentado o primeiro mel com o Selo da Colônia, que atesta a autenticidade do produto local.
Economia Solidária: reunirá iniciativas de geração de renda com base em princípios sustentáveis e sociais, promovendo a comercialização de produtos de cooperativas e associações.
Solo Fértil: o programa será exibido como uma das principais estratégias da Seagri para aumento da produtividade com sustentabilidade. A tecnologia de análise de solo em tempo real estará disponível para demonstração.
Cacau amazônico: aberto à visitação, o estande contará com produtos da empresa Cacau com Elas, de Cruzeiro do Sul, com degustações e comercialização. Um dos destaques será a escultura de chocolate feita ao vivo por um artesão durante todo o evento.

Podcast e lives institucionais
Durante a Expoacre, a Seagri, em parceria com a Secretaria de Estado de Comunicação, promoverá um podcast institucional com entrevistas de especialistas sobre os principais eixos da agricultura acreana. As transmissões ao vivo ocorrerão pelo canal oficial do governo do Acre no YouTube.
Cursos e workshops
De 28 de julho a 3 de agosto serão oferecidos dois cursos com aulas práticas diárias: Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e Operação de Escavadeira Hidráulica. Voltados à qualificação de trabalhadores e jovens rurais, os treinamentos visam ampliar o acesso à mecanização agrícola com segurança e eficiência.
Também serão realizados workshops temáticos sobre as principais cadeias produtivas do Acre:
- 28/07 – Workshop do Cacau
- 29/07 – Workshop da Pecuária
- 30/07 – Workshop do Mel
- 31/07 – Workshop do Café
- 1°/08 – Workshop da Sociobiodiversidade
As inscrições serão feitas presencialmente, no local dos workshops, nos dias correspondentes. Para facilitar, QR Codes estarão disponíveis nos estandes, direcionando a um formulário digital. Após o preenchimento, os participantes receberão certificado emitido pela Seagri.

Confira a programação dos cursos
The post Secretaria de Agricultura leva produção, inovação, cursos e provas à arena de rodeios na Expoacre 50 anos appeared first on Noticias do Acre.