sábado, 26 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Audiências públicas do PDES 2030 fortalecem participação popular nas 10 regiões de Planejamento de Rondônia

25/07/2025
in Rondônia
Audiências públicas do PDES 2030 fortalecem participação popular nas 10 regiões de Planejamento de Rondônia

As audiências presenciais são oportunidades para que a população de todas as regiões contribua com propostas, ideias e sugestões para o planejamento de longo prazo do estado

Com o objetivo de revisar as diretrizes estratégicas para o futuro do estado, o governo de Rondônia está promovendo audiências públicas em todas as 10 regiões de Planejamento para a atualização do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES 2030). O ciclo de encontros, de iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), teve início no dia 16 de julho e segue até o fim do mês, chegando nesta quarta-feira (23) à regional de Ouro Preto do Oeste.

As audiências presenciais são oportunidades para que a população de todas as regiões contribua com propostas, ideias e sugestões para o planejamento de longo prazo do estado. A ação fortalece o compromisso do governo de Rondônia com a construção participativa de políticas públicas e com a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável, inclusivo e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o PDES é o plano direcionador que organiza as ações do estado a partir das necessidades da população. “Ouvir cada regional é fundamental para garantir que o planejamento seja coerente com a realidade de cada território”, evidenciou.

Cada audiência é dividida em dois momentos: a abertura institucional, com apresentação contextual do PDES, e a fase participativa, com salas temáticas, onde representantes da sociedade civil, setor produtivo, academia e gestão pública discutem ações para áreas como saúde, educação, segurança, meio ambiente, infraestrutura, assistência social e inovação.

Cada audiência é dividida em dois momentos: a abertura institucional, com apresentação contextual do PDES, e a fase participativa, com salas temáticas

De acordo com a secretária da Sepog, Beatriz Basílio Mendes, o processo de atualização do plano reforça o papel da escuta ativa como ferramenta de gestão pública. “Estamos construindo um plano com base em dados técnicos, mas principalmente com base na escuta da população. É um momento importante para garantir que as decisões de hoje reflitam os sonhos e necessidades das próximas gerações”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO 

Até o momento, as audiências foram realizadas nas cidades de Vilhena, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná e São Francisco do Guaporé, contemplando os seguintes municípios:

  • Vilhena (16/7): Cabixi, Corumbiara, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Pimenteiras do Oeste e Vilhena;
  • Rolim de Moura (17/7): Castanheiras, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta d’Oeste, Santa Luzia d’Oeste, Nova Brasilândia d’Oeste e Rolim de Moura;
  • Cacoal (18/7): Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Ministro Andreazza, Primavera de Rondônia, São Felipe d’Oeste, Parecis e Cacoal;
  • Ji-Paraná (21/7): Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Urupá, Teixeirópolis e Ji-Paraná;
  • São Francisco do Guaporé (22/7): São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Seringueiras e São Miguel do Guaporé.

Nesta quarta-feira (23), o evento acontece em Ouro Preto do Oeste, com participação também dos municípios de Nova União, Mirante da Serra e Vale do Paraíso. A próxima audiência acontecerá em Jaru (24/7); seguida por Ariquemes (25/7); Guajará-Mirim (29/7) e Porto Velho (31/7), fechando o ciclo de escutas em todas as regiões do estado.

PARTICIPAÇÃO POPULAR 

Até o momento, as audiências foram realizadas nas cidades de Vilhena, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná e São Francisco do Guaporé

Além da mobilização presencial, a Sepog também disponibilizou um formulário online para que cidadãos de qualquer parte de Rondônia possam enviar suas contribuições.

As informações reunidas durante todo o processo vão subsidiar a reformulação do PDES 2030, documento que orientará as principais decisões do estado nos próximos anos, incluindo os planos orçamentários e estratégicos.

Segundo o diretor de Gestão Estratégica e Políticas Públicas da Sepog, Douglas Vieira, “trata-se de um momento histórico para Rondônia, em que o futuro está sendo construído com base na escuta ampla da sociedade. É isso que dá legitimidade ao plano e torna as políticas públicas mais eficientes”, frisou.

O resultado desse processo será um PDES mais moderno, conectado aos desafios globais e atento às especificidades de cada território rondoniense. A participação da população é o que garante que Rondônia cresça com equilíbrio, justiça social e responsabilidade ambiental.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AudiênciasfortalecemnasparticipaçãoPDESplanejamentoPopularPúblicasregiõesRondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.