Durante a quarta noite da Expoacre, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) lançou a cartilha educativa Guardião das Fronteiras, uma iniciativa inovadora voltada para aproximar as famílias acreanas das forças de segurança por meio do público infantil. O lançamento foi realizado na noite desta terça-feira, 29, durante entrevista ao Podcast Sejusp, transmitido ao vivo pelo perfil oficial da secretaria no Instagram, o @sejuspac.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, reforçou o caráter estratégico da ação dizendo que essa cartilha representa um novo olhar sobre a Segurança Pública. “Com essa ideia nos aproximamos das comunidades, começando pelas crianças. É um passo importante na construção de uma cultura de paz, onde a prevenção começa com informação e cuidado desde a infância”, destacou.

Com 12 páginas, a cartilha apresenta atividades lúdicas como pinturas, labirintos, caça-palavras, jogo dos sete erros e palavras cruzadas, destacando de forma acessível e divertida a atuação do Grupo Especial de Fronteiras (Gefron) no combate ao crime e na proteção das regiões fronteiriças do estado.

Idealizada em conjunto com diversos parceiros, a cartilha tem como principal objetivo criar um vínculo entre as crianças e a Segurança Pública, como explica o coordenador do Gefron, Assis dos Santos: “Nós chegamos, muitas vezes, a locais onde outras forças não conseguem chegar. Já realizamos um trabalho preventivo com as crianças e essa cartilha é mais uma estratégia para fortalecer esse elo. Ela traduz o nosso compromisso com a educação e a proteção desde cedo”, destacou.

A cartilha Guardião das Fronteiras foi distribuída durante a feira, mas também será entregue em escolas, comunidades e em ações educativas realizadas pela Sejusp. A expectativa é que ela seja multiplicadora de conhecimento e cidadania nas regiões mais distantes do Acre.

A ação também tem o apoio da estratégia Acre pela Vida, coordenada por Francisca de Fátima Paiva, que contribuiu ativamente com o desenvolvimento do material. A estratégia atua diretamente com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão por meio do esporte, educação e lazer.

“Quando as crianças se veem representadas em ações como essa, elas compreendem que têm um papel importante na construção de uma sociedade melhor. Essa cartilha é uma ferramenta que une educação, ludicidade e cidadania, e é também uma forma de mostrar que a segurança pública está ao lado delas”, ressaltou.
Mascote Gefron
Durante o lançamento da cartilha Guardião das Fronteiras, o coordenador do Gefron anunciou campanha para eleger o nome do mascote, que será escolhido por votação no Instagram oficial da Sejusp (@sejuspac).

“Além de fortalecer a educação e a prevenção com a cartilha, queremos aproximar ainda mais as crianças da nossa missão. Por isso, lançamos também a campanha para escolher o nome do mascote do Gefron, que vai representar esse elo com o público infantil. A votação será feita diretamente no Instagram da Sejusp, e convidamos toda a população a participar”, destacou.
The post Sejusp lança cartilha educativa Guardião das Fronteiras na Expoacre appeared first on Noticias do Acre.