domingo, 10 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Arraial Flor do Maracujá encanta no 7° dia com espetáculos que celebram Rondônia

09/08/2025
in Rondônia
Arraial Flor do Maracujá encanta no 7° dia com espetáculos que celebram Rondônia

Quadrilha mirim A Roça é Nossa abre a noite com alegria e tradição no 7° dia do Arraial Flor do Maracujá

Em uma noite marcada por emoção, beleza cênica e mensagens sociais, o 7° dia do Arraial Flor do Maracujá, realizado na quinta-feira (7), no Parque dos Tanques, em Porto Velho, levou o público a uma verdadeira imersão na cultura rondoniense. As apresentações das quadrilhas e do boi-bumbá mostraram o poder da arte popular em provocar reflexão, preservar tradições e celebrar a identidade amazônica. O evento segue até o próximo domingo (10).

O Flor do Maracujá é um dos maiores palcos de folclore da Região Norte, e as atrações da noite deixaram isso evidente. A quadrilha mirim A Roça é Nossa, bicampeã em 2018 e 2019, abriu a programação com alegria e sincronia. Em seguida, a quadrilha adulta Flor da Primavera, com 39 anos de trajetória no arraial, apresentou o tema “O Fruto Proibido”, uma releitura do Jardim do Éden que misturou arte, desejo e reflexão sobre as escolhas humanas. Segundo Lilian Brito dos Santos, que dança há 27 anos no grupo “a emoção e o nervosismo são os mesmos todos os anos, e o nosso objetivo é sempre entregar um trabalho de excelência ao público”, disse.

Flor da Primavera brilha com ‘O Fruto Proibido’ sob um céu de fogos

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Flor do Maracujá é resultado de um trabalho de valorização cultural aliado à promoção do turismo e do desenvolvimento local. “O governo do estado investe e organiza uma estrutura completa para que o evento aconteça com segurança, conforto e acessibilidade para todos. O objetivo é fortalecer a economia criativa, gerar oportunidades para empreendedores, artistas e trabalhadores, e manter viva a tradição da população”, salientou.

TRADIÇÃO E EMOÇÃO

O Boi-Bumbá Adulto Marronzinho emocionou o público com o tema “Com Mo’â, Amazônia Preservada”, que destacou a importância da proteção da floresta, das águas e dos povos tradicionais. Conforme o coordenador e compositor da toada deste ano, Márcio Nascimento da Silva, “Mo’â significa Amazônia Preservada Indígena. Escolhemos este tema para despertar a consciência coletiva sobre a urgência de preservar a natureza. As queimadas, a fumaça e a poluição têm causado impactos diretos à nossa região, e a arte é uma forma de chamar atenção para essa realidade”. A apresentação reuniu cerca de 200 brincantes, que deram vida a um espetáculo de forte impacto visual e emocional.

Boi-Bumbá Marronzinho emociona com mensagem de preservação da Amazônia

Já a quadrilha Rosas de Ouro, campeã de 2007, trouxe o tema “Rio Madeira, águas da minha vida”, homenageando o rio que atravessa Porto Velho e influencia diretamente a vida dos rondonienses. O primeiro marcador da quadrilha e atualmente coordenador, João Bosco Pinto Silva, destacou a importância de se apresentar no Flor do Maracujá. “Esse evento ajuda a divulgar nosso trabalho não só na Capital, mas para qualquer pessoa de onde estiverem. É também uma forma de mostrar a continuidade das gerações: muitos que começam na mirim passam, com o tempo, a integrar a adulta. A noiva da nossa quadrilha, Paloma Mariano, por exemplo, participa desde 2003, quando era mascote, e hoje ocupa um papel central na apresentação.”

ECONOMIA LOCAL

Além das apresentações, o Flor do Maracujá também fortalece a economia de pequenos empreendedores. Solange de Sousa, que trabalha há 30 anos no evento, emprega seis pessoas e adquire o milho usado nas receitas diretamente de pequenos agricultores, gerando renda. Já Igor Pavão Barros emprega 10 colaboradores e trouxe como novidade este ano o churrasco de carneiro.

Rosas de Ouro apresenta ‘Rio Madeira’; noiva dança desde 2003, um amor que atravessa gerações

O titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Paulo Higo Ferreira de Almeida, reforçou que o Arraial é um espaço de valorização das raízes culturais, dos talentos locais e da memória coletiva de Rondônia. “O evento segue até o dia 10 de agosto, com apresentações diárias que reúnem quadrilhas mirins e adultas, bois-bumbás e recebe milhares de visitantes por noite, consolidando Porto Velho como capital da cultura junina da região Norte”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO 

Programação desta sexta-feira, 8 de agosto:

  • 20h às 20h45 – Quadrilha Mirim Rosa Divina
  • 21h às 21h50 – Boi-Bumbá Mirim Veludinho
  • 22h05 às 22h55 – Quadrilha Adulta Matutos do Socialista
  • 23h10 às 0h20 – Boi-Bumbá Adulto Diamante Negro
  • 0h35 às 1h25 – Quadrilha Adulta JUABP

Confira a programação completa 

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: ArraialcelebramdiaencantaespetáculosFlorMaracujáRondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.