quinta-feira, 14 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Campanha amplia coleta de DNA em Rondônia; mobilização é intensificada entre os dias 5 e 15 de agosto

13/08/2025
in Rondônia
Campanha amplia coleta de DNA em Rondônia; mobilização é intensificada entre os dias 5 e 15 de agosto

Análise de amostras genéticas no laboratório da Politec, em Porto Velho 

Entre os dias 5 e 15 de agosto, o governo de Rondônia convoca familiares de pessoas desaparecidas, especialmente de primeiro grau, para coleta de DNA. A coleta, realizada pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec) é rápida, simples e indolor, por swab bucal (cotonete estéril), e acontece em diversas unidades estaduais, como parte da Campanha Nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Embora a mobilização ocorra nesse período, a coleta pode ser feita durante todo o ano em qualquer unidade da Politec em Rondônia, no horário das 7h30 às 13h30.

A ação busca fortalecer o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), ampliando a possibilidade de localizar e identificar pessoas desaparecidas com mais precisão e agilidade. Em Rondônia, os dados revelam a dimensão do desafio: entre 2024 e 2025, foram registrados 1.451 casos de pessoas desaparecidas, o que representa uma média de três registros por dia.

O governo de Rondônia aplicou recursos, via Fundo Estadual de Segurança Pública, na aquisição de equipamentos modernos (plataforma automatizada para processamento de amostras biológicas e reagentes), treinamento de pessoal e modernização de laboratórios em Porto Velho e Vilhena. Essas ações elevam a capacidade técnica e o alcance das perícias.

Dados de desaparecidos em Rondônia, nos anos de 2024 e 2025

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação da população é fundamental para o sucesso da campanha. “Com mais estrutura e tecnologia de ponta, a ciência forense ganhou protagonismo na resolução de casos em Rondônia. A participação na mobilização é essencial, pois cada coleta representa uma nova chance de reencontro e de respostas às famílias que aguardam notícias”, ressaltou.

O Superintendente da Politec, Domingos Sávio de Oliveira da Silva, enfatizou que cada perfil genético inserido representa uma oportunidade real de reunir famílias e esclarecer investigações. “É um trabalho que une técnica e sensibilidade, e que tem recebido do governo de Rondônia atenção e suporte constantes, por meio de investimentos em tecnologia, capacitação de profissionais e, atualmente, na implantação de novos equipamentos de análise genética. Esses avanços irão ampliar a capacidade de processamento, aumentar a agilidade e elevar a qualidade das análises, garantindo resultados ainda mais precisos com o suporte da ciência.”

PANORAMA

Coletiva de imprensa apresenta detalhes da campanha de coleta de DNA

A campanha nacional alcança 334 pontos de coleta em todo o Brasil, 64 a mais que na edição anterior e reforça o mutirão de divulgação e articulação entre laboratórios e institutos de perícia. Em 2024, coletaram-se 1.645 amostras, resultando em 35 identificações via cruzamento de perfis genéticos. Esta é a terceira edição da campanha em Rondônia. Nas edições de 2022 e 2024, foram realizadas 57 coletas no período mobilizado, sem coincidências ainda registradas.

O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Hélio Gomes Ferreira, salientou que a campanha é fundamental para oferecer esperança e respostas às famílias de pessoas desaparecidas. “Cada perfil genético representa uma possibilidade concreta de reencontro. É um trabalho que combina tecnologia de ponta com sensibilidade humana para enfrentar o drama do desaparecimento. Por isso, o governo de Rondônia convida os familiares a participarem e conta com o apoio de toda a sociedade na divulgação desta ação tão importante.”

Pontos de coleta durante o período da campanha em Rondônia  (5 a 15/8):

MUNICÍPIO LOCAL/ENDEREÇO
Porto Velho Instituto de DNA Criminal – Avenida Pinheiro Machado, nº 1.858, Bairro São Cristóvão
Ariquemes Coordenadoria Regional – Avenida Tancredo Neves x Rua Novo Horizonte, Bairro Bela Vista
Jaru Delegacia Regional – Rua Raimundo Cantanhede, nº 836, Bairro Setor II
Ji-Paraná Coordenadoria Regional – Rua 31 de Março, nº 1.399, Bairro Jardim Presidencial
São Miguel do Guaporé Coordenadoria Regional – Rua Gov. Jorge Teixeira, nº 611, Bairro Novo Oriente
Rolim de Moura Coordenadoria Regional – Rua Rio Verde, nº 4678, Bairro Centro
Cacoal Coordenadoria Regional – Avenida Juscimeira, nº 215, Bairro Novo Horizonte
Vilhena Coordenadoria Regional – Rua Luiz Maziero, nº 4.650, Bairro Jardim América – UNISP
Guajará-Mirim Coordenadoria Regional – Avenida Duque de Caxias, nº 1.720, Bairro 10 de Abril

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: agostoampliacampanhacoletadiasDNAEntreintensificadamobilizaçãoRondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.