segunda-feira, 25 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – “Escola sonhada”, diz governadora em exercício Mailza ao acompanhar início das obras no Alto Pentecostes, em Mâncio Lima

24/08/2025
in Acre
Acre – “Escola sonhada”, diz governadora em exercício Mailza ao acompanhar início das obras no Alto Pentecostes, em Mâncio Lima

Uma semana após a assinatura da ordem de serviço, a governadora em exercício Mailza Assis, acompanhou de perto o início das obras da tão sonhada escola rural na comunidade Alto Pentecostes, em Mâncio Lima, neste domingo, 24. O projeto é aguardado há anos pelas famílias da região e foi viabilizado com emenda parlamentar destinada por Mailza em 2019, quando era senadora.

Comunidade do Alto Pentecostes comemorou início das obras da escola. Foto: Alice Leão/Secom

Com investimento de R$ 1,8 milhão, a nova escola deve atender mais de 200 alunos do Alto Pentecostes e também de comunidades vizinhas como Belo Monte, Ramal 307 e Ramal do Gama. O espaço será moderno, adequado e terá prazo de execução de seis meses, com entrega prevista para março de 2026.

Durante a visita, Mailza destacou a importância do momento para a educação rural. “Uma escola sonhada que vai beneficiar não apenas a população aqui do Pentecostes, mas também do Belo Monte, do Ramal 307, do Ramal do Gama. Para mim, a felicidade está em dar possibilidade para que essa obra tão esperada por essa população se concretize”, afirmou.

Agricultor Cécio Lau foi quem doou o terreno para a construção da escola. Foto: Alice Leão/Secom

Atualmente, parte dos alunos do 6º ao 9º ano da comunidade estuda no período da tarde na escola municipal Braulino Vieira de Alencar, entregue recentemente pelo Estado, e outra parte precisa se deslocar cerca de 24 km até a escola Glória Soriano, na comunidade Belo Monte. Com a nova unidade, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de estudar perto de casa, com mais segurança e qualidade de ensino.

Escola vai levar nome de avô de agricultor que doou terreno

O agricultor Célio Lau da Silva Alencar, que cedeu o terreno para a obra, falou com orgulho sobre a conquista e a homenagem ao avô que vai dar o nome à nova escola, um dos primeiros moradores do local. “É um sonho da comunidade que se realiza. Meus filhos vão estudar aqui, sem precisar sair da comunidade. E ainda teremos a alegria de ver a escola levar o nome do meu avô, Antônio Serafim da Silva, que foi um grande homem. É uma felicidade imensa para todos nós”, destacou.

Governadora em exercício Mailza ouviu relatos e agradecimentos dos moradores da comunidade. Foto: Alice Leão/Secom

Para a professora Maria de Fátima, a nova escola simboliza futuro e o desenvolvimento. “Essa escola vai ficar como um marco histórico da nossa comunidade. Para mim, ela se chama desenvolvimento. Ela define futuro e um futuro brilhante para nossos jovens”, ressaltou.

O coordenador do Núcleo de Educação, José Alcione, também lembrou que a conquista vai além de uma estrutura física. “Todo recurso que vem para a educação não é despesa, é investimento. Essa escola vai atender mais de 200 alunos e mostra o compromisso do governo com a educação rural e indígena. Hoje estamos concretizando um sonho coletivo”, disse.

Visita da governadora em exercício Mailza Assis foi acompanhada por pais, funcionários e representantes dos moradores. Foto: Alice Leão/Secom

O vereador Zeca do Pentecoste, um dos que mais lutou pela obra, relembrou a trajetória até a conquista. “Era difícil ver nossos alunos divididos em três escolas, dependendo de transporte precário, muitas vezes parando por semanas. Desde 2019, quando a governadora ainda era senadora, ela se sensibilizou com nossa luta e prometeu ajudar. Hoje, graças à parceria de todos, vemos o sonho sair do papel. Tenho certeza que em março do próximo ano nossos alunos estarão entrando com o pé direito nessa nova escola,” disse.

A professora Diana de Oliveira Costa, mãe de dois filhos, falou da luta antiga e da importância da escola para as famílias. “Essa escola é um sonho que já vem de uns quatro anos atrás. Como mãe e professora, digo que nossos alunos precisam de um espaço que seja nosso. Essa escola vai melhorar muito a vida de todos, e somos muito gratos à governadora por ter essa sensibilidade,” destacou.

Comerciante Arildo Evangelista acredita que escola vai melhorar o movimento do local. Foto: Alice Leão/Secom

O comerciante Arildo Evangelista, que mantém um comércio e panificadora ao lado do terreno da obra, também comemorou. “O futuro das crianças é o estudo. A educação é muito importante e a comunidade esperava por isso há muito tempo. Todo mundo está contente. Eu sou natural de Parintins, estou há 15 anos no Acre, dez deles aqui na comunidade, e digo que essa escola vai trazer movimento e desenvolvimento. Somos muito gratos à vice-governadora pela sensibilidade.” disse.

Obra deve ser concluída até março de 2026. Foto: Alice Leão/Secom

Participaram ainda da visita o deputado federal Coronel Ulysses, representantes da escola e pais de alunos. O empreiteiro responsável, Warner da Costa, explicou que a terraplanagem já foi concluída e que os próximos passos serão a fundação e a construção da estrutura principal.

Compromisso com o Acre

Ao relembrar que a emenda foi destinada em 2019, Mailza ressaltou a determinação em transformar o recurso em realidade para a população.

“O recurso defasou, mas o governo complementou para que a escola seja como foi sonhada. Só a minha emenda, quando senadora, trouxe R$ 570 milhões para todo o Acre, em diferentes áreas, mas nada me deixa mais feliz do que ver um investimento na educação se transformar em oportunidade para nossas crianças. Hoje é um dia de alegria e de reafirmar o meu compromisso com cada comunidade do nosso estado”, concluiu.





 

The post “Escola sonhada”, diz governadora em exercício Mailza ao acompanhar início das obras no Alto Pentecostes, em Mâncio Lima appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: acompanharAcreAltodasdizescolaExercícioGovernadorainicioLimaMailzaMâncioobrasPentecostessonhada

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.