Música, dança e disciplina marcaram a 5ª edição do Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras do Estado do Acre, realizada no último final de semana, 20 e 21, no Sesc Bosque, em Rio Branco. O evento, promovido pela Associação das Bandas e Fanfarras do Acre (Abanfacre), contou com a participação de grupos acreanos e de outros estados da região Norte, numa programação repleta de apresentações artísticas.
A abertura oficial aconteceu no sábado, 20, com apoio institucional do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF), além de parceiros privados e da Prefeitura de Rio Branco.
Para o presidente da FEM, Minoru Kinpara, a competição reflete o fortalecimento das políticas públicas de incentivo à cultura: “Estamos vivendo um momento muito bonito no Acre. Assim como no teatro, na música e nas artes em geral, as bandas e fanfarras são instrumentos de transformação social. Cada jovem participante está ocupando a mente com a arte. Cultura inclui, transforma e salva vidas. Por isso, o apoio do governo, em parceria com as prefeituras, é fundamental para que esse movimento siga crescendo”, afirmou.

O presidente da Abanfacre, Anderson de Lima destacou o impacto social do campeonato. Segundo ele, o evento não apenas resgata tradições musicais, mas também contribui para o bem-estar da juventude. “A banda e a fanfarra são mais que música: envolvem dança, coreografia e disciplina. Muitos jovens encontram nesse espaço um caminho para superar dificuldades pessoais, como a depressão, e passam a ter um projeto de vida. Para mim, que estou envolvido nesse movimento desde 1994, é uma grande realização ver o quanto ele transforma histórias”, ressaltou.

Entre os destaques da competição esteve a participação da corporação rítmica da Escola Duque de Caxias, de Porto Velho (RO). O maestro Admilson Knightz, celebrou o intercâmbio cultural proporcionado pelo evento: “É sempre uma satisfação enorme estar aqui. A cada ano a organização melhora, e a receptividade é maravilhosa! Para nós, é um momento de realização, de troca de experiências e de fortalecer amizades. Viemos representar nossa instituição e nosso estado”, disse.

O público também marcou presença e exaltou a importância do campeonato. A autônoma Maria Vanda de Lima Moura, que acompanhou a apresentação da neta, baliza do Colégio Militar, destacou o valor da iniciativa: “Está muito bonito, os colégios precisam desse incentivo. Minha neta entrou este ano na banda, já participou do desfile de 7 de setembro e ficou muito feliz. Para ela é motivo de orgulho, e para nós também!”, relatou emocionada.
Para o servidor público Paulo Alves, pai de um dos músicos da banda do Colégio Militar Tiradentes, a competição vai além da disputa. “Esse evento é um marco para a adolescência, porque eles estão se descobrindo na música. É um momento de confraternização para as famílias e para as escolas. Meu filho é violinista da banda e está vivendo uma experiência única”, afirmou.
O Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras do Acre se consolida como um dos principais encontros musicais da região, reunindo disciplina, talento e emoção em apresentações que fortalecem a cultura e inspiram novas gerações.
The post Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras reúne talentos musicais no Acre appeared first on Noticias do Acre.