sábado, 13 dezembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

SAÚDE – Abertura da campanha dezembro vermelho reforça ações de prevenção ao HIV/Aids

13/12/2025
in Rondônia
SAÚDE – Abertura da campanha dezembro vermelho reforça ações de prevenção ao HIV/Aids

As atividades seguem ao longo de todo o mês, com programação voltada à educação em saúde e sensibilização da comunidade

SAÚDE – Abertura da campanha dezembro vermelho reforça ações de prevenção ao HIV/AidsA Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou nesta quarta-feira (10), a abertura oficial da Campanha Dezembro Vermelho – Nascer sem HIV e Viver sem Aids, mês dedicado à conscientização, prevenção e enfrentamento ao HIV/Aids.

A campanha tem como objetivo destacar a oferta de testes rápidos como ferramenta fundamental para o diagnóstico precoce, acompanhamento adequado e redução das infecções.

Durante a abertura, o Secretário Municipal de Saúde, Jaime Gazola, destacou a importância de conscientizarmos a população da importância de que, se ela tiver alguma suspeita de HIV, que procure as nossas unidades básicas de saúde, para realizar o teste rápido.

 O exame garante resultado em poucos minutos, permitindo encaminhamento imediato quando necessário, destacou Sônia Lima“O HIV não está erradicado, que os cidadãos precisam continuar se conscientizando de se prevenir durante o sexo com o uso do preservativo, e aquelas gestantes que têm HIV realizem o pré-natal de forma adequada para que, durante o parto, não faça a transmissão do HIV para o seu bebê”, explicou o secretário.

Um dos pontos centrais abordados no evento foi a ampliação da testagem rápida. De acordo com a coordenadora municipal do HIV/Aids, Sônia Lima, o exame garante resultado em poucos minutos, permitindo encaminhamento imediato quando necessário.

“Orientamos que a população procure as Unidades Básicas de Saúde para realizar a testagem. Para quem optar pelo uso da PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV), o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realiza a dispensação. Também ofertamos a PEP (profilaxia pós-exposição), indicada após qualquer contato com material biológico, como rompimento de camisinha ou acidentes com perfurocortantes. Nessas situações emergenciais, é essencial buscar o SAE, as UPAs ou os Prontos Atendimentos em até 72 horas.

As UBS seguem fortalecendo a prevenção, com testagem no pré-natal e para todos que procuram a unidade para realizar o primeiro teste”, destacou Sônia Lima.

Ao longo da programação, profissionais orientaram sobre os fluxos de testagem, não compartilhamento de seringas, acesso aos serviços e ações disponibilizadas pelo município para prevenção, tratamento e acompanhamento das pessoas vivendo com HIV/Aids.

Texto: Gian Souza / Supervisão: Nathalie Ventura
Foto: Gian Souza

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)



Prefeitura de Porto Velho

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.