quarta-feira, 24 dezembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

MODERNIZAÇÃO – Comissão inicia etapa de acompanhamento técnico da implantação do Cadastro Territorial Multifinalitário

24/12/2025
in Rondônia
MODERNIZAÇÃO – Comissão inicia etapa de acompanhamento técnico da implantação do Cadastro Territorial Multifinalitário

Agenda de visitas em pastas municipais é voltada para integração de dados e levantamento de informações sobre município

MODERNIZAÇÃO – Comissão inicia etapa de acompanhamento técnico da implantação do Cadastro Territorial MultifinalitárioCom foco na integração de dados e no fortalecimento do planejamento territorial, a Prefeitura de Porto Velho iniciou uma nova etapa de acompanhamento técnico da implantação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM). A agenda incluiu reuniões presenciais e visitas técnicas a secretarias municipais, com a participação de técnicos, gestores e representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O CTM é um sistema em fase de desenvolvimento no município que reúne, em uma única base digital e georreferenciada, informações sobre imóveis, vias, equipamentos públicos e áreas urbanas e rurais. A ferramenta permite que diferentes setores da administração municipal utilizem dados integrados, qualificando a tomada de decisões e ampliando a eficiência dos serviços públicos.

Para o professor Everton da Silva, da Universidade Federal de Santa Catarina, a implantação do Cadastro Territorial Multifinalitário contribui diretamente para a modernização dos processos administrativos e para a redução da burocracia no município. “Na prática, a gestão pública ganha mais segurança na tomada de decisões, reduz retrabalho, melhora o atendimento ao cidadão e possibilita uma melhor integração dos temas que fundamentam as políticas públicas.”

Implantação do CTM avança e fortalece a modernização da gestão pública e a integração de dados no municípioO sistema também amplia a capacidade do município de aplicar instrumentos de política urbana previstos na legislação federal, como aqueles relacionados ao uso e à ocupação do solo. Com uma leitura mais precisa do território e do mercado imobiliário, a administração passa a planejar ações com base em informações técnicas atualizadas.

As ações fazem parte das atribuições da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do convênio firmado entre a Prefeitura de Porto Velho, a UFSC e a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC). A comissão é coordenada pela Secretaria Municipal de Economia (Semec) e foi criada para acompanhar, validar e monitorar as etapas de implementação do CTM no município.

Integração técnica e levantamento de informações
No primeiro dia, a agenda incluiu reuniões nas duas unidades da Semec, que contou com apresentação do projeto aos gestores e integração entre técnicos municipais, comissão e representantes da UFSC.

Além disso, foram feitas visitas nas Secretária Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), onde as equipes alinham estratégias para o levantamento de informações e diagnóstico dos sistemas existentes, com foco na integração de dados ao Sistema de Informações Territoriais (SIT), fundamental para o funcionamento do CTM.

Visitas às áreas de tecnologia, saúde, meio ambiente e infraestrutura
A programação avançou para outras áreas estratégicas da administração municipal. A comissão conheceu também a Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

As visitas permitiram o levantamento de requisitos técnicos e a análise dos fluxos de dados que integram o CTM, com participação de setores como saúde, meio ambiente, fiscalização, cadastro urbano, posturas e infraestrutura.

A Comissão de Acompanhamento e Fiscalização segue responsável por monitorar a execução do convênio, emitir avaliações técnicas e assegurar o cumprimento das metas previstas para a implantação do CTM em Porto Velho.

O processo reforça o compromisso da Prefeitura com a integração institucional, a organização das informações municipais e o fortalecimento do planejamento territorial. Com o CTM, o município passa a contar com uma leitura mais integrada do território, apoiando decisões mais qualificadas e a melhoria dos serviços prestados à população.

Texto: Emily Costa
Foto: Emily Costa

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)



Prefeitura de Porto Velho

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.