quinta-feira, 8 janeiro, 2026
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Janeiro Branco reforça importância da saúde mental no sistema prisional do Acre

06/01/2026
in Acre

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que chama a atenção para a importância do cuidado com a saúde mental. No sistema prisional do Acre, essa pauta ganha ainda mais relevância, considerando os impactos emocionais e psicológicos vivenciados por pessoas privadas de liberdade. Diante dessa realidade, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) desenvolve ações e oferece acompanhamento psicológico nas unidades prisionais do estado.

Janeiro Branco reforça importância da saúde mental no sistema prisional do Acre. Foto: Diogo José/Iapen

A psicóloga Tereza Barros, que atua na unidade prisional feminina, destaca que o ambiente carcerário é, por si só, um fator de isolamento emocional. “A realidade prisional é bastante solitária e traz um adoecimento muito grande para as pessoas que passam por aqui. Os atendimentos e as atividades ajudam a minimizar um pouquinho esse sofrimento”, explica.

Segundo a profissional, são comuns casos de depressão, ansiedade e distúrbios do sono entre a população carcerária, o que reforça a necessidade dos profissionais para atender à demanda.

A campanha Janeiro Branco surgiu no Brasil em 2014 e atua com importante impacto no cárcere. Foto: Diogo José/Iapen

O acompanhamento psicológico oferecido pelo Iapen tem feito diferença na vida de quem cumpre pena. A detenta M.S., que realiza acompanhamento psicológico na unidade, relata que foi bem acolhida desde que chegou ao sistema prisional. “Fui chamada direitinho, tudo conforme. Tanto as agentes quanto a psicóloga me receberam bem, não tenho o que reclamar”, afirma.

Ela conta que nunca tinha feito acompanhamento e que enfrentava problemas de ansiedade antes de ingressar no sistema prisional.

“Entrar aqui mexeu comigo, mas, como eu decidi fazer esse acompanhamento, isso ajudou muito. Cheguei aqui e já recebi essa assistência”, relata.

Detenta em atendimento psicológico durante o Janeiro Branco. Foto: José Lucas Gaia/Iapen

Para M.S., cuidar da saúde mental no cárcere é uma necessidade. “É muito difícil não estar com a família e se sentir reclusa, mas a gente precisa reconhecer que esse tratamento psicológico é necessário para conseguir aguentar os problemas do dia a dia”, avalia.

Ao reforçar a importância do Janeiro Branco, o Iapen evidencia que o cuidado com a saúde mental também é uma política de humanização e reintegração social, reconhecendo que pessoas privadas de liberdade continuam sendo parte da sociedade e precisam de atenção integral à saúde.

The post Janeiro Branco reforça importância da saúde mental no sistema prisional do Acre appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AcreBrancoImportânciaJaneiromentalPrisionalreforçasaúdesistema

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.