sexta-feira, 6 fevereiro, 2026
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Obras e modernização da rede estadual de ensino ampliam infraestrutura das escolas em Rondônia

05/02/2026
in Rondônia

As ações abrangem construção de novas unidades, reformas, ampliações, manutenção predial e intervenções emergenciais, com foco na adequação dos espaços escolares às demandas pedagógicas e operacionais

Com planejamento contínuo de obras e melhorias nas escolas da rede estadual, o governo de Rondônia vem executando, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ações que abrangem construção de novas unidades, reformas, ampliações, manutenção predial e intervenções emergenciais, com foco na adequação dos espaços escolares às demandas pedagógicas e operacionais.

Nos investimentos mais recentes, foram aplicados R$ 350,1 milhões em obras de ampliação e modernização, contemplando 319 unidades escolares. As intervenções incluem a construção de escolas padrão com até 20 salas de aula, reformas gerais com ampliação de refeitórios, auditórios e pátios, além de manutenção predial corretiva em dezenas de unidades distribuídas por todas as regiões do estado, incluindo áreas urbanas, rurais e indígenas, completando um total de 405 escolas estaduais, sendo 105 indígenas.

As intervenções incluem reformas gerais com ampliação de refeitórios, auditórios e pátios

O planejamento de obras também contempla ações estruturais complementares, como:

  • Implantação de sistemas de energia solar em 20 escolas;
  • Perfuração e implantação de poços semiartesianos em 47 unidades para garantir abastecimento de água;
  • Implantação de Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCIP), Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e acessibilidade  em mais de 80 escolas da rede estadual.

As ações alcançam municípios, como: Ariquemes, Cacoal, Costa Marques, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho,  Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a infraestrutura escolar integra o planejamento administrativo da gestão. “Temos investido de forma contínua na melhoria das escolas, com obras que garantem segurança, funcionalidade e melhores condições para estudantes e profissionais da educação”, salientou.

Foram aplicados R$ 350,1 milhões em obras de ampliação e modernização, contemplando 319 unidades escolares

A titular da Seduc, Albaniza Oliveira, enfatizou que as intervenções seguem critérios técnicos definidos pela rede. “As obras abrangem as necessidades estruturais de cada unidade, respeitando as especificidades regionais e garantindo condições adequadas para o desenvolvimento das atividades escolares.”

Segundo a professora Marizangela Padilha, as melhorias estruturais impactam diretamente o cotidiano escolar. “Com espaços mais organizados e seguros, conseguimos desenvolver melhor as atividades pedagógicas e acolher os alunos”.

De acordo com o estudante Pedro Yan Tupari, as mudanças são percebidas no dia a dia. “Os quadros digitais ajudam muito para as aulas serem mais participativas e dinâmicas, os ares-condicionados e os bebedouros ajudam a deixar o ambiente melhor e mais arejado, até porque ficamos o dia todo na escola”, destacou.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: ampliamdasEnsinoEscolasestadualinfraestruturaModernizaçãoobrasredeRondonia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.