terça-feira, 2 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Agricultores se organizam para entregar alimentos para merenda escolar

15/03/2018
in Mato Grosso

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) do município de Ribeirão Cascalheira (900 km a Leste de Cuiabá), está desenvolvendo ações de incentivo para que os agricultores familiares forneçam seus produtos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O município possui 1.630 famílias de agricultores que recebem informações técnicas para produzir com periodicidade e qualidade, e a expectativa de adesão é de mais de 100 agricultores até o final do ano.

O técnico agropecuário da Empaer, Carlos Alberto Quintino, fala que até o momento apenas oito agricultores estão entregando para a merenda escolar. Foram realizadas reuniões e visitas nas propriedades rurais para verificar os produtos a serem entregues conforme a produção no município. Quintino explica que os que aderirem ao PNAE vão entregar os seguintes produtos: mandioca, ovos, leite pasteurizado e derivados, hortaliças em geral, banana e outros. “Estamos mostrando aos produtores que o objetivo é agregar valor aos seus produtos e garantir renda para a família”, enfatiza.

Conforme Carlos Aberto, só participa do PNAE o produtor que tiver em mãos o instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar o crédito rural, a DAP – Declaração de Aptidão do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). A Empaer emite a DAP, que significa  a comprovação de enquadramento do produtor como agricultor familiar. O documento facilita a comercialização dos produtos agrícolas e os recursos financeiros repassados pelo programa. Terão prioridade assentamentos da reforma agrária e comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas.

A extensionista social da Empaer, Aryanne Parreira Coelho, destaca que em 2017 o Programa Nacional de Alimentação Escolar repassou para as escolas públicas do município o valor de R$ 208 mil, e deste total pelo menos 30% poderia ter sido destinado aos agricultores. Segundo Aryanne, além da geração de renda, o PNAE também incentiva a produção sustentável e a aquisição de alimentos produzidos em âmbito local.

A Empaer estabeleceu parcerias com as Secretarias Municipais de Agricultura, Educação e Saúde. A extensionista destaca que os agricultores de Ribeirão Cascalheira têm potencial para aumentar o fornecimento para escolas. “A compra direta dos produtos da agricultura familiar para a alimentação na escola pode gerar renda, mas também perspectivas para as famílias do campo, além da oferecer alimentação de qualidade para os estudantes e contribuir para o desempenho escolar”, enfatiza.

Ela esclarece que a relação entre a alimentação escolar e a formação de bons hábitos alimentares constitui uma experiência relevante, tendo-se em vista que a incorporação do costume da alimentação saudável durante a infância é crucial, já que exerce grande influência no comportamento dos indivíduos na vida adulta.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9430745

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.