No dia 15 de março de 2009, os 16.115 torcedores presentes ao Pacaembu testemunharam “in loco” o primeiro gol do garoto Neymar Jr. com a camisa do Santos FC. Foi na vitória do Peixe por 3 a 0 diante da equipe do Mogi-Mirim, em partida válida pelo Campeonato Paulista e foi num dia de domingo exatamente aos 28′ da etapa completar que o gol histórico aconteceu para delírio dos torcedores que muito vibraram com a feitura do tento da jóia santista. Naquela noite o Peixe teve os seguintes jogadores: Fábio Costa; Luizinho, Fabão, Fabiano Eller e Triguinho; Germano, Pará, Ganso (Molina) e Lúcio Flávio; Neymar (Bolaños) e Roni (André). O técnico era Vagner Mancini. Antes de Neymar marcar o seu gol pioneiro marcaram também Ganso e Roni.
A “jóia” Neymar da Silva Santos Júnior jogou no Alvinegro da Vila Belmiro 230 partidas no período de 2009 a 2013 e marcou 138 gols e conquistou os seguintes títulos pelo Santos: Tricampeão Paulista (2010/11/12), Campeão da Copa do Brasil (2010), Campeão da Copa Libertadores da América (2011) e Campeão da Recopa Sul-americana (2012).
Curiosidade
Nessa partida em que Neymar Jr. marcou o primeiro gol em sua fantástica carreira e que foi o gol de nº 775 marcado pelo time do Santos FC no Pacaembu no time do popular “Sapão” quem estava jogando era o grande ídolo santista Giovanni que atuava pela primeira vez contra o Santos Futebol Clube e quis o destino que no ano seguinte o “Messias” voltasse a defender as cores do Peixe em sua terceira passagem pela Vila Belmiro.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística