A Prefeitura de Porto Alegre – RS publicou edital de concurso com 28 vagas para o cargo de Assistente Administrativo. Se você deseja concorrer aos salários de R$ 1.183,00, veja o que cai na prova. Separamos os principais conteúdos para você.
Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila Assistente Administrativo – Prefeitura de Porto Alegre
Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso Prefeitura de Porto Alegre – Assistente Administrativo.
Língua Portuguesa: Compreensão e estruturação de textos. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras. Prefixos e sufixos. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Colocação dos termos na frase. Emprego do acento indicativo da crase. Semântica: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Emprego dos sinais de pontuação. Redação Oficial.
- Legislação: Legislação associada às atribuições do cargo.
Referências Bibliográficas: BRASILIA, Constituição da República Federativa do Brasil. Dos Princípios Fundamentais (arts. 1º a4º); Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (art. 5º); Dos Direitos Sociais (arts. 6º a 11); Da
Organização Político-Administrativa do Estado (arts. 18 e 19). BRASILIA, Lei 4320/64 – Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. BRASILIA. Lei Complementar 101/00 – Lei de Responsabilidade Fiscal. BRASILIA. Lei nº 8666/93 – Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. BRASILIA. Lei nº 8429/92 – Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências. BRASILIA, Lei Complementar n.º 131/2009. BRASILIA, Lei n.º 10.520/2002. PORTO ALEGRE. Lei Orgânica do Município de Porto Alegre. Arts. 1 a 49, 85 a 125, 201 a 208. PORTO ALEGRE. Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre. Lei Complementar n.º 133, de 31 de dezembro de 1985. PORTO ALEGRE. Plano de Carreira dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre. Lei Municipal n.º 6309, de 28 de dezembro de 1988. PORTO ALEGRE. Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Município de Porto Alegre. Lei Complementar Municipal n. 478, de 26 de setembro de 2002. - Informática: Conceitos básicos de Word 2007; formatar, salvar e visualizar arquivos e documentos; alinhar,
configurar página e abrir arquivos; copiar, mover e localizar texto; destacar listas, personalizar documentos, Inserir símbolos e imagens, Trabalhar com tabelas, trabalhar com colunas. Conceitos básicos de Excel 2007; formatar a planilha, números e fórmulas, funções básicas, impressão e gráficos. Trabalhando com arquivos e pastas, trabalhando com programas, gerenciando janelas, procurando informações no Microsoft Windows 7. Localizando as informações, Navegação com guias, Imprimindo e salvando informações, Pishing, vírus e outras ameaças no Internet Explorer. Correio eletrônico.
Raciocínio lógico: Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a
estrutura daquelas relações. Proposições e conectivos: Conceito de proposição, valores lógicos das proposições, proposições simples, proposições compostas, conectivos, tabela-verdade. Operações lógicas sobre proposições: Negação, conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, condicional, bicondicional, construção de tabelas-verdade. Tautologias, contradições e contingências. Implicação lógica, equivalência lógica, Leis De Morgan. Sentenças abertas, operações lógicas sobre sentenças abertas. Quantificador universal, quantificador existencial, negação de proposições quantificadas.
Conhecimentos específicos: serão cobradas matérias de Gestão e Organização de Documentos, Redação Oficial, Atendimento ao Público e Ética no serviço público. Confira o conteúdo programático no edital.
Critérios de desempate
Em caso de empate no concurso, terá preferência o candidato que, sucessivamente:
– Tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição, conforme
parágrafo único do art. 27 do Estatuto do Idoso;
– Obtiver maior pontuação na disciplina de Conhecimentos Específicos;
– Obtiver maior pontuação na disciplina de Legislação;
– Obtiver maior pontuação na disciplina de Língua Portuguesa.
Fonte: Nova Concursos