O prazer e o orgulho de defender a pátria guiaram a carreira de Elane do Santos. Colocando o amor pelo que fazia na ponta da chuteira, a ex-jogadora da Seleção Brasileira escreveu sua trajetória no futebol e chegou ao título do Sul-Americano de 1998, em Mar del Plata, na Argentina.
– Foi uma alegria servir à Seleção naquela época. Nós jogávamos pelo prazer em defender o nosso país. Escutar o hino era uma emoção muito grande e essa, sem dúvida, foi minha maior alegria no futebol.
Crescendo a cada edição, o torneio Sul-Americano daquele ano já contava com dez seleções participantes: Brasil, Peru, Colômbia, Chile, Venezuela, Argentina, Equador, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Líder do seu grupo, a Canarinho avançou às semifinais, onde derrotou as equatorianas para chegar à final.
Assim como em 95, a Argentina foi a adversária da grande decisão e mais uma vez a Seleção Brasileira mostrou sua força dentro de campo chegando ao terceiro título consecutivo da competição.
– Tínhamos uma responsabilidade grande pelos títulos anteriores, mas conhecíamos a qualidade e a capacidade do nosso grupo. A final contra as argentinas, na Argentina, foi especial. Assim como todo jogo contra elas é diferente por causa da nossa rivalidade histórica.
Mesmo distante das competições profissionais, a ex-jogadora destaca o potencial do futebol feminino brasileiro e aponta a Seleção como a favorita à conquista da Copa América, antigo Sul-Americano.
– Tecnicamente o Brasil sempre produziu grandes atletas, nosso talento é nato. Mas as outras seleções têm evoluído muito ao longo dos anos. Então, o que eu posso dizer para as jogadoras que vão disputar a Copa América é que elas façam o seu melhor a cada minuto – encerrou Elane.
A Seleção Brasileira Feminina inicia na próxima quinta-feira (5), diante da Argentina, a disputa da Copa América do Chile. A equipe do técnico Vadão vai em busca do sétimo título da competição, antes conhecida como Sul-Americano. E, para relembrar as seis conquistas do Brasil (91, 95, 98, 2003, 2010 e 2014), o site da CBF conversou com personagens que fizeram parte da história da Canarinho no torneio.
+Sul-Americano 91: Marcia Tafarel fala da conquista+Sul-Americano 95: Sissi contra sobre o segundo título