A Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-RJ) lançaram hoje, 1º de dezembro, o serviço de emissão do número do CPF nas certidões de nascimento. O lançamento ocorreu na Unidade Interligada do 4º RCPN situada na Maternidade Perinatal de Laranjeiras, Rio de Janeiro.
O projeto, pioneiro no País, abrangerá os diversos Cartórios de Registro Civil do Estado do Rio de Janeiro ligados à Arpen-RJ que, a partir dessa data, já poderão emitir o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na 1ª via da certidão de nascimento de todos os recém-nascidos no estado. A emissão é gratuita. Também passa a permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família.
Além da gratuidade e comodidade, a emissão do CPF na certidão de nascimento evita fraudes e problemas causados por homônimos. Muitos pais solicitam cedo o número do CPF para seus filhos para que eles tenham acesso a serviços públicos e planos de saúde ou possam ser titulares de contas bancárias, por exemplo.
Fonte: Assessoria