O São Paulo teve seu primeiro desafio na temporada 2018 com o elenco Sub-20, reverter o placar adverso na Copa do Brasil da categoria. Após ser derrotado por 1 a 0 em Pelotas, o Tricolor jogou na tarde desta quinta-feira, dia 5 de abril, em Cotia, e venceu o Brasil por 3 a 1, gols de Helinho, Weverson e Rodrigo.
Com algumas modificações em relação a primeira partida no sul, o técnico Orlando Ribeiro escalou o Tricolor com Junior, Caio, Rodrigo, Diego e Weverson; Luan, Gabriel Sara, Igor Gomes, Helinho, Gabriel Novaes e Toró. Desfalcam o time o zagueiro Walce, que bateu a cabeça na partida de ida e está com pontos na boca, e o lateral Tuta, com lesão no tornozelo.
Desde o início da partida, o Tricolor que propunha o jogo. Aos 14 minutos, Weverson cruzou na medida para Gabriel Sara cabecear, mas o goleiro fez uma grande defesa. Aos 19 minutos, Igor Gomes limpou a jogada e chutou de dentro da área, no lance seguinte, cabeçada de Gabriel Novaes, e novamente dois milagres do goleiro. Gabriel Sara e Diego tiraram tinta da trave. Pressão total do São Paulo, mas que não conseguia converter em gols.
Aos 27 minutos, finalmente a rede balançou. Helinho, de fora da área, fez um golaço, no ângulo! 1 a 0. Depois de maid algumas boas chances, de lateral para lateral. Aos 40 minutos, Caio cruzou para Weverson fazer de cabeça 2 a 0. A equipe voltou a mesma para a segunda etapa.
Aos 7 minutos, o Tricolor ampliou. Após dura falta em Caio, Gabriel Sara cobrou pela direita, e o zagueiro Rodrigo subiu mais que todo mundo de cabeça para fazer 3 a 0. Aos 8 minutos, Fabinho substituiu Helinho no ataque. Querendo manter a intensidade do jogo alta, Orlando colocou Oliveira e Danilo nas vagas de Jonas Toró e Gabriel Sara, aos 24 minutos.
Mas foi o Brasil de Pelotas que resolveu surpreender, diminuindo aos 27 minutos, 3 a 1. Aos 40 minutos, entraram Cássio, Morais e Rafael nas vagas de Igor Gomes, Caio e Gabriel Novaes, respectivamente. O São Paulo segurava a bola no campo de ataque e arriscava bons chutes, sendo que um pegou na trave e outro foi defendido pelo goleiro.
O São Paulo volta a campo pela Copa do Brasil, pela segunda fase, diante da Chapecoense, que eliminou o Londrina nos pênaltis, após dois empates, em 1 a 1 e 2 a 2. As partidas estão previstas para o dia 11 e 18 de abril, sendo a primeira em Chapecó. Pelo Paulistão, o São Paulo estreia diante da Portuguesa, dia 14, às 10h, no Canindé. São Paulo: Junior, Caio (Morais) Rodrigo, Diego e Weverson; Luan, Gabriel Sara (Oliveira), Igor Gomes (Cássio), Helinho (Fabinho), Gabriel Novaes (Rafael) e Toró (Danilo) Técnico: Orlando Ribeiro