quinta-feira, 10 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Requião diz que a esperança do país não pode ser encarcerada

06/04/2018
in Política

Encarcerar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é encarcerar a esperança brasileira e isso não pode ocorrer segundo o senador Roberto Requião (PMDB-PR). Em discurso nesta sexta-feira (6), ele protestou contra a ordem de prisão expedida pelo juiz Sérgio Moro e contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de negar o habeas corpus, permitindo a prisão de Lula e abrindo caminho, segundo ressaltou, para o “entreguismo” do país ao capital financeiro.

– Não é o Lula que querem prender, é o Brasil. Querem encarcerar a soberania, inviabilizar o fim dos direitos da população e estão claramente a serviço do capital financeiro – disse.

Para Requião, o STF atropelou a Constituição Federal ao ignorar o artigo que assegura a todos os brasileiros não ser preso “a não ser por uma sentença transitada em julgado”, ou seja, sobre a qual não seja possível recurso algum. O senador considera que, ao não rever seu posicionamento anterior de permitir a prisão em segunda instância e decidir se manifestar apenas sobre o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de Lula, o STF fez uma manobra regimental e judicia.

Já o juiz Sérgio Moro, segundo Requião, foi arbitrário por não respeitar a presunção de inocência, nem a publicação do acórdão do Supremo e muito menos os prazos para os embargos a que a defesa de Lula tinha direito antes de emitir a ordem de prisão.

O senador considerou que a condenação de Lula foi feita sem provas, já que Lula “nunca foi dono daquele apartamento em São Paulo, numa praia de segunda linha”.

– E, num processo montado para dar cobertura à derrubada de um governo democraticamente eleito, que foi o governo da presidente Dilma, iniciou-se um processo totalmente arbitrário, violento. O presidente foi conduzido coercitivamente para depor em São Paulo ao arrepio da lei, um absurdo completo. Não está previsto na legislação brasileira. E isso tudo dando cobertura a um golpe parlamentar e ao entreguismo – afirmou.

Segundo Requião, por trás disso, está a entrega do país ao capital: a entrega do pré-sal, da água, dos direitos dos trabalhadores e da previdência pública, que é superavitária, como observou o senador.

Na opinião de Requião,  Sérgio Moro, que viaja frequentemente aos Estados Unidos, como observou, foi capturado pela vaidade e age a serviço de um movimento que a classe média brasileira pensa ser de moralização, mas que na verdade é um processo de entrega do país às privatizações, aos bancos privados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/06/requiao-diz-que-a-esperanca-do-pais-nao-pode-ser-encarcerada

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.