quinta-feira, 17 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Ministério da Educação já tem recursos para ampliar programa de desenvolvimento regional nas universidades

11/04/2018
in Política

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Baroni, informou que a pasta já tem recursos para criar novos Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs) nas universidades. Ele participou nesta terça-feira (10) do lançamento da publicação “Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios”. O documento, do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara (Cedes), propõe uma política nacional de desenvolvimento territorial para o país tendo como eixo as instituições de ensino superior. 

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Lançamento. Dep. Vitor Lippi (PSDB   SP)
Deputado Vitor Lippi, relator do estudo: universidades devem promover projetos para fortalecer o desenvolvimento regional

O objetivo é criar CDRs nas universidades com a missão de identificar as potencialidades de cada região e articular atores para a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento, com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos, aproximando a academia dos poderes públicos locais e da comunidade. A proposta foi prontamente adotada pelo Ministério da Educação.

Paulo Baroni anunciou a criação de dois novos CDRs ainda este mês: um no Distrito Federal e outro no Triângulo Mineiro. Além dos três projetos pilotos já em funcionamento: no Sudoeste Paulista; na região de Campanha, no Rio Grande do Sul e, em Campina Grande, na Paraíba.

Ele disse também que o programa poderá contar com aporte de instituições financeiras de fomento ou de empresas privadas. “Essa é uma iniciativa cuja principal virtude é não requerer muitos recursos, mas sim muita articulação entre as instituições de educação superior que estão situadas no território, assim como instituições de ciência e tecnologia também lá situadas e os atores políticos e sociais locais”, explicou. Cada centro recebeu do MEC uma verba inicial de 150 mil reais para se estruturar e montar uma agenda de trabalho e uma carteira de projetos.

O deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), relator da publicação do Cedes, defendeu a necessidade de unir o conhecimento às necessidades de cada região. “Grande parte do conhecimento do mundo está dentro das universidades. Existe uma rede mundial de informação e a ideia é que a universidade seja fortalecida, apoiada, reconhecida quando ela desenvolve projetos para fortalecer o desenvolvimento regional sustentável”, justificou.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/555718-MINISTERIO-DA-EDUCACAO-JA-TEM-RECURSOS-PARA-AMPLIAR-PROGRAMA-DE-DESENVOLVIMENTO-REGIONAL-NAS-UNIVERSIDADES.html

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.