quarta-feira, 15 outubro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Regras mais rígidas para Cotistas em Concursos Públicos!

12/04/2018
in Concursos

Tem mudança nas normas dos concursos! A partir de agora, quem se inscrever em concursos utilizando a cota para negros terá que passar por uma banca de análise visual.

A informação foi publicada no Diário Oficial da União pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, regulamentando o chamado “procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros”.

A lei 12.990, de 2014, declarava que 20% das vagas totais oferecidas em concursos da administração pública federal, das autarquias, das fundações e empresas públicas, e das sociedades de economia mista controladas pela União seriam reservados aos candidatos negros.

O Supremo Tribunal Federal, em 2017, decidiu sobre a utilização de mecanismos para evitar fraudes em concursos. Com a portaria normativa publicada essa semana, qualquer candidato que se autodeclarar negro passará pela comissão avaliadora. A decisão vale apenas para novos editais de concursos públicos.

O processo será realizado antes do curso de formação, na previsão do concurso ou antes da homologação do resultado final. Os novos editais deverão citar o procedimento adotado e o local da avaliação visual.

Como será a análise visual para os candidatos negros?

A comissão, que será formada por cinco membros e seus suplentes, de diferentes cor, gênero e naturalidade, terá como requisitos:

– cidadãos com boa reputação;
– residentes no Brasil;
– participante de oficina sobre a temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo com base em conteúdo disponibilizado pelo órgão responsável pela promoção da igualdade étnica;
– experientes na temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo.

Será levado em conta, na hora da avaliação, as características físicas do candidato. Não serão levados em consideração quaisquer documentos. Todo o processo será filmado e poderá ser utilizado em um possível recurso proferido pelo candidato. No recurso, o caso será julgado por três integrantes diferentes da banca avaliadora.

O sistema de banca avaliadora já é utilizado por algumas instituições que organizam os certames. O Cebraspe, por exemplo, fez o uso do método nos últimos editais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Fonte: www.novaconcursos.com.br/portal/noticias/regras-mais-rigidas-para-cotistas-em-concursos-publicos

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.