sábado, 12 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Indicado para a Embaixada do Brasil na Albânia vê possibilidade de parceria no setor agrícola

12/04/2018
in Política

Sabatinado nesta quinta-feira (12) pela Comissão de de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o diplomata Francisco Carlos Ramalho de Carvalho Chagas, indicado para o cargo de embaixador do Brasil na República da Albânia, falou sobre as possibilidades de cooperação ecônomica entre os dois países. Aprovada com o relatório favorável do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a indicação de Chagas para chefiar a missão em Tirana, capital albanesa, segue para a análise do Plenário do Senado.

Durante a sabatina, o diplomata observou que o comércio do Brasil a Albânia, um dos mais pobres da Europa, é muito limitado, tendo chegado a US$ 45,8 milhões no ano passado. Deste total, US$ 44,7 milhões são relacionados à exportação de produtos primários, como carne, frango, açúcar e café, do Brasil para a Albânia.

Apesar disso, Chagas vê um bom potencial econômico na relação com a Albânia. Ele disse que o país enfrenta dificuldades para ingressar na União Europeia. Uma das razões seria o fato de a Albânia figurar como um dos principais produtores de maconha a céu aberto no continente europeu. Além da maconha, outros entorpecentes sairiam da Albânia para a Europa. Diante disso, Chagas afirmou que haveria possiblidade de o Brasil colaborar com a substituição desse cultivo. O setor agrícola, portanto, seria uma via para o Brasil incrementar laços comerciais com o pequeno país dos Bálcãs.

— A maconha virou um problema muito sério por lá, e é do interesse das autoridades a substituição deste cultivo. É aí que o Brasil pode dar uma contribuição concreta a este país, devido à expertise que atingimos em áreas como a pequena agricultura — afirmou o diplomata.

De acordo com o Itamaraty, Francisco Carvalho Chagas ingressou no serviço exterior como oficial de chancelaria e, já como diplomata, serviu nas embaixadas do Brasil em Madri, Montevidéu, Tóquio e Buenos Aires, bem como no consulado-geral em Chicago. Desde 2013 é ministro-conselheiro na embaixada do Brasil em Budapeste. No Brasil, chefiou a Divisão Consular, a Divisão Econômica da América do Sul e a Coordenação-Geral de Modernização.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/12/indicado-para-a-embaixada-do-brasil-na-albania-ve-possibilidade-de-parceria-no-setor-agricola

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.