segunda-feira, 18 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rebanho do Acre está há 13 anos livre da febre aftosa « Acre

16/04/2018
in Acre

Durante todo o mês de maio próximo, mais de 1,2 milhão de bovinos e bubalinos deve ser vacinado no Acre. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o período de vacinação segue até o dia 31. Em 2018, o estado celebra 13 anos livre da febre aftosa com um rebanho de quase 2 milhões de cabeças, resultado de uma política de parceria e responsabilidade dos criadores e do governo.

Essa é a primeira fase da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa no Acre em 2018. Diferentemente dos anos anteriores, nos municípios situados na faixa de fronteira como Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro e Acrelândia, a vacinação será, como já ocorre nas demais áreas do estado, apenas nos animais com até 24 meses. Antes era necessário vacinar todo rebanho, de mamando a caducando.

imagem17-04-2018-02-04-12

Diferentemente de anos anteriores, em 2018, nos municípios de fronteira, precisam ser vacinados apenas animais com até 24 meses (Foto: Arquivo Secom)

O diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz, destaca as políticas públicas de incentivo ao setor e reconhece o compromisso do criador em garantir a qualidade do rebanho. Confiante, ele afirma que o Acre está avançando e o mérito é para toda a cadeia produtiva, governo e produtores. “Serão imunizados os bovinos e bubalinos com até 24 meses de vida em todo estado.”

No departamento (estado) de Pando, Bolívia, já foi retirada a vacina contra a febre aftosa, uma das principais razões para a mudança na região.

O prazo para fazer a declaração de vacinação do rebanho segue até 15 de julho. Quem não declarar ao Idaf, além de pagamento de multa, ficará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e de se cadastrar em programas de incentivo e fomento do governo.

Zona Livre de Aftosa

O Acre é reconhecido como Zona Livre da Aftosa desde 2005. A vacinação protege os animais contra a doença e garante que o estado permaneça como área livre da febre.

Para o governador Tião Viana, o equilíbrio com a política de conservação ambiental, adotado a partir de 1999, e a parceria do governo e produtores fizeram com que o rebanho triplicasse nesse período. “A meta é a retirada da vacina muito em breve, o que garante maior rentabilidade e ampliação do mercado”, disse.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/rebanho-do-acre-esta-ha-13-anos-livre-da-febre-aftosa

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.