quarta-feira, 20 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

CDH discute processo eleitoral de 2018 e preservação da democracia

20/04/2018
in Política

A importância do voto para o fortalecimento da democracia foi reforçada por especialistas nesta sexta-feira (20) em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Eles também defenderam o voto impresso por permitir a auditoria dos resultados das eleições.

A audiência da CDH discutiu “O processo eleitoral de 2018, com foco no combate ao voto branco e nulo e à abstenção”. Na opinião do senador Paulo Paim (PT-RS), vice-presidente do colegiado e autor do requerimento para o debate, a democracia depende do voto do cidadão.

— Há uma campanha pelo voto branco, pelo voto nulo, pela abstenção. Campanha equivocada! Nós temos que olhar para a vida dos homens públicos. Que os bons voltem e aqueles que têm um discurso de palanque, mas aqui dentro votam contra o povo, esses não podem voltar. Agora, se você não votar, você está jogando no time dos piores — argumentou.

Para o advogado Samuel dos Santos, a democracia é um dos direitos humanos e deve ser fortalecida nas eleições de 2018.

— Incrivelmente, nós temos que tratar de defender a democracia. Nós que imaginávamos que essa fase da vida nacional já havia sido superada. A responsabilidade que pesa sobre os nossos ombros de assegurar esta forma civilizada de vida, não permitindo, sob nenhuma hipótese, que o Brasil regresse a um estado de barbárie.

O representante da Associação Pátria Brasil, Felipe Gimenez, defendeu que o voto impresso pode contribuir com a segurança das eleições. Na visão dele, a urna eletrônica, sem a impressão do voto, violenta o princípio constitucional da publicidade. Ele criticou a ação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, no Supremo Tribunal Federal, para derrubar o voto impresso sob o argumento de que ele compromete o sigilo do voto.

— Se a Corte Constitucional acolher o argumento de Raquel Dodge — a inconstitucionalidade de lei, que, para mim, é um absurdo — se a Corte optar por isso, ela deve declarar inconstitucional o sistema eletrônico de votação porque o instrumento usado hoje, esse instrumento é inconstitucional porque violenta os princípios constitucionais — afirmou.

A obrigatoriedade de impressão do voto pelas urnas eletrônicas foi aprovada em 2015 pelo Congresso e será feita de forma parcial nas eleições de 2018. A ação aguarda o julgamento do STF.

Da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/20/cdh-discute-processo-eleitoral-de-2018-e-preservacao-da-democracia

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.