quarta-feira, 9 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Escola tem que se integrar com a comunidade, avaliam debatedores

23/04/2018
in Política

A escola precisa evoluir da mera instrução para um novo paradigma de aprendizagem e de comunicação integrado com a comunidade. A avaliação foi feita por especialistas ouvidos nesta segunda-feira (23) em audiência pública interativa sobre as fronteiras da educação no país, como parte do ciclo de debates “2022, o Brasil que queremos”, parceria da Comissão Senado do Futuro (CSF) com a Universidade de Brasília (UnB) e a organização União Planetária.

O professor José Pacheco, representante da Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (CAP), explicou o novo formato de ensino que vem sendo efetivado na cidade, no Distrito Federal. A proposta é uma aprendizagem que priorize o envolvimento entre escola e comunidade, sem divisão de salas, sem aplicação de provas e sem cadeiras enfileiradas, mas sim círculos de aprendizado.

Para ele, a escola do século 21 é uma instituição de comunidade, voltada para a aprendizagem com foco na realidade local do aluno e seu entorno. Essa entidade, afirmou, tem de se tornar um verdadeiro centro comunitário e atender não só aos estudantes, mas também a outras demandas da região na qual está inserida.

— O CAP surge como nova construção social da aprendizagem, um aprender em comunidade — disse.

O presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Fredric Michael Litto, afirmou que a educação no Brasil está cada vez mais obsoleta. Para ele, o mundo está passando por uma revolução educacional e uma de suas características é a necessidade da pessoa adquirir, de maneira constante, novos conhecimentos e competências, com a aprendizagem acontecendo durante toda a vida.

Litto defende ser necessário deixar para trás conceitos antiquados como o de que o aluno é um receptor passivo de informações e de que todos os estudantes têm que ser avaliados uniformemente. Ele também classificou de obsoletas a ideia de que o professor tem que ficar posicionado na frente da sala com todo os estudantes voltados para ele e a de que o professor é o dono da verdade e principal fonte de conhecimento.

A professora Marcia Acioli, assessora do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), falou de sua experiência com educação de jovens que cumprem medidas socioeducativas, inclusive os internados.

Ela citou como algumas das características desse trabalho a educação em direitos humanos, cidadania, política, possibilidade de mudanças na realidade, formas de ler o mundo, arte-educação, cultura e criatividade.

Por sua vez, o presidente da Academia Mundial de Artes e Ciências, Heitor Gurgulino de Souza, defendeu a “aprendizagem centrada na pessoa” e no uso de inovação, criatividade e tecnologia no ensino.

— A educação é a chave, é a base de tudo — disse.

A reunião foi comandada pelo presidente da CSF, senador Hélio José (Pros-DF).  O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) também participou do debate.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/23/escola-tem-que-se-integrar-com-a-comunidade-avaliam-debatedores

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.