A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realiza audiência pública nessa quarta-feira (25) para debater a questão das armas químicas e biológicas. O encontro atende requerimento apresentado pelos deputados Vinícius de Carvalho (PRB-SP) e Delegado Edson Moreira (PR-MG).
Os deputados justificam a audiência lembrando que, recentemente, a ameaça das armas químicas e biológicas voltou à tona no episódio acontecido na cidade inglesa de Salisbury, onde um ex-oficial de inteligência militar e sua filha foram envenenados com um agente neurotóxico de uso militar. Além disso, nos últimos dias, os governos dos Estados Unidos e da Síria trocaram acusações sobre o uso de armas químicas contra rebeldes que ocupam o território sírio.
Os deputados lembram que o Brasil é um dos signatários da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas (CPAQ), e que é prerrogativa da Câmara examinar a questão da segurança do estado brasileiro, bem como os mecanismos de prevenção que possam atenuar os impactos negativos que uma ameaça por armas químicas e biológicas poderia trazer ao país.
Convidados
Foram convidados:
– o professor de Estudos Brasileiros e do Departamento de Estudos de Guerra do King’s College London Vinicius Mariano de Carvalho;
– a subchefe da Divisão de Desarmamento e Tecnologias Sensíveis do Ministério das Relações Exteriores Maria Cecília Barcelos Cavalcante Vieira; e
– representantes do Ministério da Defesa e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
A audiência será às 9 horas no plenário 3.