A Copa Verde 2018 levou muita emoção a grandes torcidas do futebol brasileiro. Como de costume, a competição mostra também a importância que dá a outras questões da sociedade. Além da troca de ingressos por garrafas pet, outra ação que seguiu nesta edição é o concurso de redações.
Com um processo mais amplo de mobilização, estudantes de todos os estados de clubes que disputam a Copa Verde participaram. Cada escola vencedora vai ganhar um computador oferecido pela CBF, além de um kit de materiais. O autor da melhor redação de cada estado vai para a grande decisão da Copa Verde, no dia 16 de maio, entre Paysandu-PA e Atlético-ES, no Mangueirão, em Belém (PA). Todos os colégios participantes estão envolvidos com a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e desenvolvem projetos com o tema.
Na final será anunciada a redação campeã e o vencedor vai ser premiado com uma viagem para Foz do Iguaçu (PR). O jovem terá a oportunidade de conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu e os projetos sócios ambientais que são desenvolvidos no local. Aproveitando que o Brasil sedia o Fórum Mundial da Água, a redação tem como tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”. A ação é fruto da parceria entre a CBF, o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Educação.
No ano passado, Natali Paula Maciel, da Escola Governador José Fragelli (Cuiabá) venceu a categoria redação e Thicia Victória, da Escola Estadual 15 de Outubro (Belém) foi a escolhida pelo melhor vídeo. Ambas ganharam a viagem para Belém (PA) com os ingressos para a decisão da Copa Verde 2017, entre Paysandu-PA e Luverdense-MT, e receberam uma camisa da Seleção Brasileira autografada cada, além de participarem do do Fórum Mundial da Água, no mês passado, em Brasília (DF).